Desenvolvimento Profissional

Por

Desenvolvimento Profissional
André Salles 2/05/2016

Desenvolvimento Profissional

Quando buscamos um desenvolvimento profissional necessitamos de uma consciência clara de que este processo não ocorre da noite para o dia e depende de nossa capacidade em equilibrar a direção de nosso pensamento para nosso mundo interior. Muitas vezes colocamos nossa atenção somente no mundo externo e esquecemos que temos um muito interior repleto de pensamentos, sentimentos, atenção, memória, etc. Um mundo interior que é singular e que tem suas riquezas as quais precisam ser despertadas através da capacidade de viver no presente.

Como tudo na vida, um desenvolvimento profissional está governado por coordenadas precisas de tempo e de espaço. Há local e hora para tudo. Como exemplo, um jovem de 18 anos não figura entre um dos profissionais mais competentes do mercado. Este jovem precisa experienciar e, sobretudo, estar centrado nestas experiências junto ao mundo exterior. Quando não se tem mais a idade jovem, este mesmo componente de experiência e centralização são necessários. Vivenciar e centralizar esforços no presente pode ser entendido como "uma boa capacidade individual de, no mais interior de si mesmo, o indivíduo, ancorado no presente, ser capaz de estabelecer um equilíbrio entre o que figura dentro de si e aquilo que lhe chega do mundo exterior". Dentro em nós observamos pensamentos, sentimentos, 'capacidade de julgar', 'desejos', atenção, memória, etc. Do mundo exterior chegam as impressões através dos sentidos as quais chamamos de agradáveis ou desagradáveis. Ter consciência desta relação que se estabelece entre nosso mundo interior e o mundo exterior é imprescindível para o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Muito comum, hoje em dia, atribuirmos responsabilidade de nossa não realização profissional ao nosso chefe (incompetente) ou à empresa em que trabalhamos e lutamos por uma carreira e reconhecimento profissional (desatualizada, etc). Fazemos isto porque não temos ainda uma consciência de como operam os elementos interiores em relação aos exteriores em nossas vivências. Assim atribuímos a culpa de nossa não realização profissional a outrem ou a algum fato acontecido. Se queremos decolar não devemos mais atuar sem a consciência de elementos interiores que podem alavancar nosso progresso em seu devido tempo, em todos os setores de nosso viver.

O jovem não deve ir ao futuro e ficar lá, pois estaria deixando escondida a consciência de sua atual é própria idade com todas as suas potencialidades que formatarão seu futuro. De igual forma, aquele que já possui alguma experiência profissional e ainda luta por um lugar ao sol - e esta luta não deve cessar - não deve lamentar coisas do tipo: "se eu tivesse feito isto... estaria bem profissionalmente". O sucesso profissional que buscamos está, seguramente, em como vivenciamos nossos pensamentos no "aqui-agora", que contém em si o passado, o futuro e potencialidades à espera de expressão e realização.