Quinta-feira, 13 de novembro de 2014, atualizada às 10h46

Ação de prevenção e controle do diabetes será realizada na UFJF

Diabetes

No próximo sábado,15 de novembro, uma campanha será realizada na praça Cívica da UFJF para prevenção, diagnóstico e controle do diabetes. Com o tema Diabetes e Vida Saudável, o evento é aberto ao público e ocorre entre 8 e 12h. 

No local, serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, peso, estatura e circunferência abdominal, além de teste para medir glicemia capilar, além de aulas de ioga, dança (zumba e forró) e caminhada orientada.

Organizada pela Fundação Imepen, Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário da UFJF e Liga Acadêmica de Endocrinologia do curso de Medicina da UFJF. O evento contará com a participação de alunos de graduação, médicos endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros, professores de Educação Física, psicólogos e assistente social. Para os que forem portadores do diabetes, haverá a distribuição de cartilha com orientações de como conviver com a doença.

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica que acomete cerca de 10% da população brasileira adulta, sem discriminar cor da pele, nível socioeconômico ou cultural. Suas complicações podem ser graves, incapacitantes e a doença pode não manifestar nenhum sintoma.

Cuidados

Assim que uma pessoa descobre que tem diabetes, alguns cuidados precisam ser tomados. Além do exame de fundo de olho para avaliação da retina e do exame de urina para dosagem de proteínas, também é essencial o cuidado com os pés.

O diabetes é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, tanto os grandes quanto os pequenos. Nossos nervos, que podem ser entendidos como pequenos fios elétricos que vão transmitir informações de calor, dor, frio ou pressão para o nosso cérebro, precisam receber sangue com oxigênio para funcionarem bem. No caso do diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos, e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos.

Devido a este mau funcionamento, alguns pacientes terão perda da sensibilidade, geralmente nos pés e mãos, chamada neuropatia em bota ou em luva. Enquanto outros podem ter um aumento de sensibilidade, determinando dor ou queimação em determinadas regiões do corpo. No diabetes, vários nervos do corpo podem ser afetados, como o nervo de controla o esvaziamento do estômago, causando um quadro chamado de gastroparesia - ou seja, uma diminuição da força de contração do estômago.

ACESSA.com - A??o de preven??o e controle do diabetes ser? realizada na UFJF