Trinta e nove farmácias juiz-foranas terão remédios gratuitos para hipertensão e diabetes
Repórter
Trinta e nove farmácias e drogarias juiz-foranas estão autorizadas a distribuírem gratuitamente medicamentos para hipertensão e diabetes. Os estabelecimentos são conveniados à rede Aqui Tem Farmácia Popular que, desde a última quinta-feira, 3 de fevereiro, começou a dispensar os remédios de graça. Até o próximo dia 14, todas as farmácias da rede terão que estar adequadas ao sistema de vendas do programa. Clique e veja a lista das farmácias mineiras conveniadas.
A oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular foi normatizada por portaria do Ministério da Saúde e viabilizada por acordo com sete entidades da indústria e do comércio farmacêutico. O governo comprometeu-se a ampliar a oferta de medicamentos por meio do programa, enquanto o setor produtivo reduzir sua margem de lucro sobre cada medicamento. O impacto no orçamento será acompanhado e mensurado pelo ministério com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa. Para 2011, o programa está orçado em R$ 470 milhões, para todo o Brasil.
Em todo o país, o ministério espera atender a cerca de 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos por mês. Seis medicamentos contra hipertensão e 11 contra diabetes serão distribuídos gratuitamente (veja lista abaixo). Até a publicação da portaria, 90% do valor dos medicamentos eram financiados pelo governo.
- Doenças renais podem estar diretamente relacionadas à hipertensão, diabete e obesidade
- Centro Hiperdia tem meta de 23 mil atendimentos por ano a hipertensos e diabéticos
Por enquanto, a medida vale apenas para as farmácias e drogarias da rede particular conveniadas ao programa. As unidades da rede própria ainda aguardam a publicação de portaria semelhante. "Ainda aguardamos a definição do Ministério da Saúde e da Fundação Fiocruz para disponibilizar os medicamentos gratuitamente também na nossa unidade pública. Diariamente, cerca de 400 pacientes procuram a Farmácia Popular e a procura por medicamentos contra hipertensão e contra diabetes é bem grande", informa a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Viviane Bastos.
Lista de medicamentos
Hipertensão
- Captopril 25 mg, comprimido
- Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
- Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
- Atenolol 25 mg, comprimido
- Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
- Losartana Potássica 50 mg
Diabetes
- Glibenclamida 5 mg, comprimido
- Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
- Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
- Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
- Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
- Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
- Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
- Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
- Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
- Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
- Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!