Metabolismo acelerado provoca aumento da fome durante o invernoEntre os cuidados que devem ser tomados nos dias frios estão tomar bastante líquido e não ingerir muitos alimentos gordurosos

Jorge Júnior
Repórter
15/7/2011
inverno

Com o friozinho do inverno, as pessoas, geralmente, preferem ficar mais tempo debaixo das cobertas, assistindo a um bom filme e, lógico, mastigando alguma coisa. Esse cenário é comum porque, nesta época do ano, o organismo produz mais calor e o metabolismo fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo. "Ocorre um aumento do metabolismo, para manter a temperatura corporal. O corpo trabalha mais e precisa se aquecer", explica a nutricionista Soraia Campos.

Segundo Soraia, a diferença é pequena em comparação ao verão, mas a sensação da fome aumenta. "A gente fica achando que se comer mais vai se aquecer, mas, na verdade, o ideal é comer ou tomar algo quente", diz. "Ao invés de tomar um chá, as pessoas preferem tomar um chocolate quente", exemplifica. Entre os cuidados que devem ser tomados nos dias frios estão tomar bastante líquido e não ingerir muitos alimentos gordurosos, para evitar o mal funcionamento do organismo.

"O aconselhável é tomar, no mínimo, um litro e meio de água durante o dia, para manter o corpo hidratado." Soraia orienta que a água deve ser tomada aos poucos e não de uma vez só. "Às vezes as pessoas esquecem e, no final do dia, tomam quatro copos de uma vez, isso pode causar um desconforto." O recomendado é separar a água em uma garrafa pet para não se esquecer.

Soraia diz, ainda, que a alimentação saudável deve ser mantida durante todo o ano, mas com uma forma de preparo diferente. "Se é difícil comer salada, que tal preparar uma sopa de legumes ou fazer um macarrão integral, evitando o creme de leite e o catupiri?" A profissional também orienta que o açúcar deve ser substituído pela canela. Outra dica é colocar uma pitada de pimenta nos alimentos. "A pimenta é termogênica e aumenta a temperatura corporal."

As frutas, como a banana e a pera, também podem ser preparadas de uma forma diferente, levando-as ao forno de microondas e aquecendo-as por dois minutos. "Pode-se acrescentar uma bola de sorvete, com granolas e mel. O prato fica uma delícia", garante a nutricionista. Os fondues também devem ser consumidos com moderação."

Inverno é época de perder peso

"O inverno é o período propício para perder peso. O mês de maio é o melhor", afirma Soraia. De acordo com a especialista, as pessoas não se preocupam tanto e acabam engordando dois a três quilos a mais do que o permitido. "Quando chega em setembro, elas querem se cuidar para o verão, mas aí é mais difícil."

Exercícios são importantes

Como as pessoas comem mais comidas gordurosas, a especialista aconselha que as pessoas pratiquem, no mínino, quinze minutos de atividades físicas, mesmo que seja dentro de casa. "No inverno, os picos de hipertensão e as causas de derrame e AVC [Acidente Vascular Celebral] aumentam entre os idosos, então a atenção deve ser redobrada." O aumento do colesterol também é registrado nesta época do ano.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken