• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Sexta-feira, 12 de agosto de 2011, atualizada às 18h48

    Muriaé tem mutirão de prevenção do câncer de colo de útero

    Da Redação
    prevencao

    Os moradores do município de Muriaé estão tendo a oportunidade de participar da sétima edição do mutirão de prevenção de câncer de colo de útero. Durante a programação, a população pode realizar os exames preventivos do câncer.

    Os exames são realizados gratuitamente nos Postos de Saúde da Família (PSF) de Muriaé e são destinados a todas as mulheres, prioritariamente, aquelas com idade entre 25 e 59 anos. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone ou pessoalmente em qualquer PSF do município.

    Vale lembrar que o câncer de colo de útero é o segundo que mais mata mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2010, mais de 18 mil mulheres brasileiras foram vítimas da doença. Em Muriaé, a Secretaria Municipal de Saúde espera realizar os exames preventivos em cerca de 500 pacientes. Confira a programação nos bairros.

    • 12/8 - Porto
    • 15/8 - Cardoso de Melo
    • 17/8 - Joanópolis e São Pedro
    • 18/8 - Santo Antônio e Belisário
    • 19/8 - São Cristóvão e Santa Terezinha
    • 20/8 - Barra II, Boa Família-Macuco, Gaspar, Padre Tiago-Inconfidência e São Gotardo
    • 26/8 - Cerâmica
    • 27/8 - Barra I, Dornelas, Itamuri, Primavera, Safira, Santana e Vermelho
    Saiba mais sobre o câncer de colo de útero
    • Fatores de Risco

    Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

    • Sintomas

    Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor.

    • Estratégias de Prevenção

    A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada por meio do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer. A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou).

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.