Óleo de coco: o 'queridinho' de quem busca emagrecimento

Procura pelo produto cresceu mais de 200% após celebridades relatarem os seus benefícios. Uso deve ser associado a uma dieta equilibrada e exercícios

Thiago Stephan
Repórter
26/5/2012
Drogaria Silva

Depois que algumas celebridades relataram, em redes de televisão e revistas, os benefícios que o óleo de coco traz para quem pretende emagrecer, o produto caiu no gosto da população. Diferentemente de outras "dietas da moda", pesquisas confirmam que o óleo virgem do coco – extraído de forma fria - possui substâncias que são transformadas em energia sem deixar resíduos no organismo. Além disso, ajudam a saciar a fome, característica importante para quem busca emagrecimento.

De acordo com a farmacêutica responsável pela Drogaria Silva, Marcela Bassoli, a procura, seja em cápsulas ou na forma líquida, cresceu mais de 200% nos últimos seis meses. "A procura está enorme", garante, revelando que os frascos com 60 e 120 cápsulas custam, respectivamente, R$ 35 R$ 65.

Ela revela que o óleo de coco já foi vilão da alimentação, acusado de ter gorduras ruins. "Só que isso caiu por terra. Estudos recentes mostram que são ricos em triglicerídeos de cadeia média (TCM), absorvidos e transformados em energia rapidamente. Além disso, tem a capacidade de saciar, o que é muito importante em dietas de emagrecimento", explica Marcela.

Segundo a farmacêutica, a maior procura é por cápsulas, mais fáceis de tomar e sem o gosto característico do óleo. "Recomendo tomar quatro gramas diárias. Em relação às cápsulas, devem ser consumidas duas antes do almoço e duas antes do jantar, sempre 30 minutos antes da refeição. Este intervalo é importante para controlar a fome, fazendo com que a porção de alimento seja menor. A forma líquida pode ser tomada duas vezes ao dia, uma colher de sopa, que pode ser adicionada na refeição, como por exemplo, nas saladas", orienta.

Mas, um alerta: não existe milagre. "Nenhum produto para emagrecimento é milagroso. O uso do óleo de coco deve ser associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos", orienta a farmacêutica. Os produtos não são indicados para gestantes, lactentes e crianças.

Mais do que emagrecimento

Os benefícios relacionados à redução de medidas não são os únicos do óleo de coco. O ácido láurico, principal componente do produto, possui propriedade antimicrobiana e antiviral, sendo útil no tratamento de úlceras gástricas, gastrite, herpes genital e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, também pode ser utilizado no tratamento de prisão de ventre.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - ?leo de coco: o 'queridinho' de quem busca emagrecimento