• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    UFJF assina contrato para construção do novo Hospital Universitário

    O reitor Henrique Duque afirmou ser o maior contrato da história da UFJF. A obra contará com investimentos de cerca de R$ 160 milhões

    Lorranna Medeiros
    *Colaboração
    17/8/2012
    Novo HU

    Foi assinado nesta sexta-feira, 17 de agosto, pelo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, o contrato para início das obras do novo Hospital Universitário (HU). Durante coletiva de imprensa, foram apresentados a planta da obra, os projetos envolvidos e os objetivos.

    A área total a ser construída é de 44.304,58 m² e tem o valor de R$ 159.482.988,26. O início das obras deve ocorrer na próxima semana. A previsão é de que a conclusão ocorra em até dois anos. Os prédios do antigo Centro de Atenção à Saúde (CAS), no local onde já funciona a Unidade Dom Bosco, vão integrar parte do novo HU, totalizando a área de 54 mil metros quadrados.

    O que será construído

    Nove blocos de prédio serão construídos. Serão oferecidos 350 leitos, com destinação exclusiva ao Sistema Único de Saúde (SUS). O novo complexo terá uma capacidade de atendimento de 50 mil consultas/mês. Do total, 192 leitos são de internação. O complexo contará, ainda, com um centro ecumênico, 11 leitos para transplantes, seis exclusivos para tratar de queimaduras e um centro cirúrgico com dez salas. Um dos projetos destacados por Duque durante a coletiva, foi o setor da maternidade, que terá oito leitos, três salas de parto cesária e uma sala de curetagem, além de dez leitos para berçários intensivos e dez para intermediários. "Nós pretendemos que as mães que estiverem no HU sintam-se como se estivessem em seus domicílios. Vamos ter uma área dedicada ao conforto delas, como sala de estar, lugar para prática de atividades necessárias, área para caminhar e refeitório."

    Junto ao prédio da maternidade, será construído o Centro de Parto Normal. Segundo o diretor geral do HU/UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, o centro terá uma equipe de saúde multidisciplinar para atender às gestantes que optarem pela realização de parto natural, e também irá atender às demandas de formação de recursos humanos. "Nós fizemos o projeto visando o conforto, a praticidade no atendimento dos nossos pacientes. Nós temos três pilares que estão nas bases desse projeto: o ensino, a pesquisa e a assistência", aponta Dimas.

    Com relação ao Centro de Apoio Psicossocial (Caps) da UFJF, este será transferido para o novo complexo hospitalar. O prédio contará com uma sala de observação noturna e outra diurna, quatro leitos, 11 consultórios, oficinas e refeitório, além de salas administrativas e acadêmicas.

    O projeto do novo HU considera, ainda, a gestão ambiental e será o primeiro da cidade a apresentar uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). De acordo com Duque, este projeto vai edificar o quinto maior hospital universitário entre os 46 já existentes. "Com toda certeza, ele será o melhor, o de mais qualidade profissional e local".

    Novo HU Novo HU

    O projeto inclui heliponto para tratar dos casos de maior emergência. "Nós pensamos na localização de cada prédio, de cada sala. Todos os apartamentos possuem vista, os raios solares vão atingir os apartamentos e todos os outros pontos necessários do hospital. Os acessos são todos facilitados, para que os pacientes e seus acompanhantes possam circular tranquilamente. Os casos mais urgentes vão ter acesso fácil aos setores necessários. Cada andar terá sala de estudos para os alunos, além da biblioteca", conclui Dimas.

    "Com foco nos pacientes com câncer, teremos duas máquinas de radioterapia. No total, estaremos capacitados para atender cerca de três milhões de pessoas", finaliza o reitor.

    *Lorranna Medeiros é estudante do 7º período de Jornalismo do CES

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.