Portal ACESSA.com completa nove anos O maior portal de conte?do da regi?o comemora conquista de credibilidade e compromisso com a informa??o

Ludmila Gusman
Editora Geral
26/05/2007

H? exatos nove anos atr?s, em 26 de maio de 1998, autoridades pol?ticas, empres?rios e jornalistas compareceram ? C?mara Municipal de Juiz de Fora interessados em conhecer o projeto inovador e pioneiro, pelo carater interativo e dispon?vel de forma inteligente para popula??o.

Na ?poca, o ent?o JF Service - primeiro nome dado ao projeto - trouxe n?o s? servi?o, mas a possibilidade e a pespectiva de agregar conte?do na rede, justamente em um momento em que a internet acabava de se instalar na cidade.

A novidade, ent?o, ganhou for?as e o incentivo da popula??o que, aos poucos, foi percebendo o objetivo principal do canal que hoje, ? sin?nimo de credibilidade e profissionalismo n?o s? em Juiz de Fora, como tamb?m em v?rias cidades do pa?s e at? do mundo, j? que a internet permite a divulga??o da informa??o sem fronteiras e l? tamb?m se encontram juizforanos saudosos das not?cias da cidade e que se sentem felizes em poder acompanhar, de perto (pela internet), o desenvolvimento local.

Divulgar Juiz de Fora para o mundo
Essa, sem d?vida, ? uma das marcas principais do Portal: divulgar Juiz de Fora para o resto do mundo. As not?cias locais e a valoriza??o dos profissionais da cidade s?o requisitos essenciais adotados pela equipe que conta hoje com quatro jornalistas, dois estagi?rios e tr?s profissionais da cria??o, al?m do departamento de marketing e vendas que se preocupam com a visibilidade do anunciante e a divulga??o cada vez mais presente do Portal na cidade e fora daqui. Sem contar tamb?m com as pessoas envolvidas no apoio formada por profissionais experientes e dedicados em toda a empresa. Sempre dispostos a fazer cada vez mais e melhor, colocando o leitor (internauta), sem d?vida alguma, em primeiro lugar, sempre.

Durante todo este tempo, claro, muita coisa mudou e, mudou para melhor: a forma de escrever e trabalhar o jornalismo, acompanhando o progresso da internet e as necessidades da novidade em veicular informa??o, a cada dia descobrindo novos caminhos e possibilidades de trazer a not?cia.

No in?cio...
O conte?do inicial da p?gina foi, em grande parte, retirado da pr?pria Rede, em diversos endere?os eletr?nicos, como forma de mostrar a que se prop?em as se?es de cada caderno. Entretanto, a tend?ncia anunciada desde o primeiro momento era a de que este conte?do fosse rapidamente substitu?do por textos produzidos por jornalistas e colaboradores juizforanos, acentuando a valoriza??o das potencialidades locais. A atualiza??o mensal e, em algumas p?ginas, semanal e at? mesmo di?ria, sempre garantiu o dinamismo ao projeto. Atualmente, o Portal ACESSA.com conta com uma m?dia milh?es de page views, o que ressalta o compromisso e a visibilidade conquistada diariamente.

Recordando
Relembre os layouts da primeira p?gina do JF Service antes e depois dele ter se tornado o Portal ACESSA.com:



Maio de 1997, surge a id?ia de criar o portal, atrav?s da parceria ArtNET, Futura e CDL. ? constru?da uma p?gina simples, com poucos links


Setembro de 1997 ? lan?ada a 2? vers?o da p?gina


Maio de 1998 - A proposta do portal se concretiza


In?cio de 1999 - A empresa de tecnologia ArtNET assume totalmente o projeto. O site estruturado em gifs e frames passa por reformula?es para garantir leveza no visual e no carregamento


Maio de 1999 - No 1? anivers?rio do portal, o site ganha uma nova cara. Agora totalmente sem frames


Junho de 2000 - O JF Service passa por alguns ajustes que garantem mais dinamismo ao conte?do. Vers?o vigora at? outubro de 2001, quando entra o layout atual (imagem que abre a mat?ria)


Em 2002 - O Portal ganha um novo layout e passa a se chamar Portal ACESSA.com


Maio de 2006 - No anivers?rio de 10 anos da ACESSA.com, novidade no layout. O Portal vai perdendo as caracter?sticas de revista eletr?nica para se tornar um ve?culo que tamb?m divulga informa?es factuais