Joana Kamil Joana Kamil 19/11/2011

Filé de linguado ao forno com molho de manga e iogurte é exótico e nutritivo

Filé de linguado fornoO peixe contém vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da saúde. Além disso, o linguado possui baixo teor de gordura quando comparado aos outros peixes.

O consumo de peixe ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, diminui risco de doenças cardiovasculares, ajuda na manutenção do peso ideal e as proteínas do peixe são mais nutritivas do que as encontradas na carne vermelha.

Apesar da importância do peixe na dieta, ele é pouco consumido. O ideal é consumir peixes no mínimo duas vezes na semana, pois isso garante uma alimentação saudável com diversos benefícios para a saúde física e mental.

Para acompanhar o peixe, nada melhor que um molho leve e feito com fruta. Nesse caso, a escolha é pela manga, uma fruta tipicamente brasileira e super saborosa.

A manga auxilia no combate do estresse, nos problemas cardiovasculares, é diurética, e ainda é fonte de fibras, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino. Ao unir a manga e o iogurte temos um excelente aliado da saúde intestinal, e se o intestino está saudável todo o corpo agradece!

Ingredientes
  • 1 filé de linguado grande
  • 1 limão
  • Sal a gosto
  • Ervas finas a gosto
  • Azeite de oliva
  • 1 manga
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
Passo a passo

Lavar bem o peixe com o limão. Misturar o sal, untar o tabuleiro com o azeite de oliva e colocar o filé de peixe. Salpique a erva de sua escolha e leve ao forno por 25 minutos. Enquanto o peixe está no forno, prepare o molho de manga com iogurte. Em um processador, coloque a manga picada, o iogurte e bata bem, leve ao fogo para aquecer e reserve. Retire o peixe, adicione o molho e sirva em seguida.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.