Luta contra o câncer: Juiz de Fora recebe o Outubro Rosa

Durante todo este mês haverá palestras, ações de conscientização e a realização de 56 exames gratuitos de mamografia

Andréa Moreira
Repórter
5/10/2012
Campanha

Neste mês de outubro Juiz de Fora irá receber uma coloração diferente. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade participará do Outubro Rosa, movimento internacional que tem como objetivos principais lutar contra o câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.

Em Juiz de Fora, o movimento é coordenado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Hospital Ascomcer. A programação iniciou no município na última quinta-feira, 4 de outubro, com uma caminhada de conscientização, promovida pela Ascomcer, e segue até o dia 31 com a realização gratuita de mamografias. Ao todo, o Hospital Ascomcer irá realizar 56 exames, os quais devem ser pré-agendados até a próxima quarta-feira, 10, pelo telefone (32) 3311-4026. As mamografias serão realizadas no período de 11 a 31 de outubro.

Além dos exames, o Outubro Rosa contará também com palestras, ações de conscientização da população e, como já é marca deste evento, iluminação de prédios, com luzes na cor rosa. De acordo com a assessoria da SRS-JF, o prédio escolhido na cidade foi o da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o qual irá receber essa iluminação especial entre os dias 13 e 16 deste mês. A assessoria ressalta que no Estado outras cidades também terão esta iluminação especial.

Na capital, as luzes rosas ficam de 2 a 31 de 2 de outubro, no Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e Museu Inimá de Paula. Em Varginha, a iluminação será ligada na segunda-feira, 8, e fica até o dia 11. Já em Divinópolis, as luzes, que foram ligadas no dia 3, ficam acessas até este sábado, 6, no Casarão da Praça da Matriz. O município de Montes Claros escolheu o Casarão da Cultura para participar deste evento, entre os dias 23 e 26. Já em Uberlândia, a iluminação será de 28 a 31 de outubro, no Mercado Municipal.

O Outubro Rosa em Juiz de Fora conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JF) e da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF).

Exames em Minas Gerais

Em Minas Gerais, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro quadrimestre de 2011. A informação da assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), revela ainda que, em 2012 já foram realizados 176.288 exames, enquanto que em 2011, foram 143.932 exames. Na faixa prioritária, que corresponde de 50 a 69 anos, foram realizadas 91.048 mamografias, o que representa 23% a mais que no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.

Câncer de Mama no Brasil e em Minas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2012 serão 52.680 novos casos de câncer de mama em todo o país. Esse número equivale a 52,5 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, tem como meta realizar o rastreamento monográfico em cerca de 1,8 milhão da população de risco, no prazo máximo de três anos.

Confira a programação

  • 11/10 - quinta-feira - Caminhada da Conscientização

Horário: 15h

Local: Concentração no Parque Halfeld, às 14h30. Durante o evento serão distribuídos informativos sobre o câncer de mama e chaveiros confeccionados pela equipe de voluntárias. A assessoria da Ascomcer ressalta que as pessoas que tiverem interesse, podem se vestir de rosa

  • 18/10 - quinta-feira - Palestra

Horário: 15h

Local: auditório do Hospital Ascomcer, com a médica Lívia Toledo

  • 25/10 - quinta-feira - Palestra

Horário: 15h

Local: auditório do Hospital Ascomcer, com a médica Tatyene Nehrer Brugger

ACESSA.com - Luta contra o c?ncer: JF recebe o Outubro Rosa