• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 22 de outubro de 2012, atualizada às 16h05

    Último Liraa de 2012 tem início nesta segunda-feira


    Da Redação
    Liraa

    O terceiro e último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2012, em Juiz de Fora, terá início nesta segunda-feira, 22 de outubro. A informação é da assessoria da Secretaria de Saúde (SS), que destaca ainda, que o andamento dos trabalhos, prossegue até esta sexta-feira, 26, caso as chuvas não atrapalhem.

    De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), serão vistoriados 7.350 imóveis que compõem 760 quarteirões em 202 bairros da cidade, entre 8h e 14h. Todas as fases do trabalho irão contar com a supervisão de técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

    Neste ano, o primeiro levantamento, efetuado em janeiro, apontou Índice de Infestação Predial de 3,1%; já em março, o Liraa foi de 1,9%. Em Juiz de Fora, o levantamento abrange diversos bairros da cidade, simultaneamente. Para as ações, o município é subdividido em estratos, cada um composto por um conjunto de bairros. A orientação dos profissionais da Secretaria de Saúde é que a população seja receptiva com os agentes de Combate a Endemias (ACE), que estarão devidamente uniformizados.

    A assessoria da SS ressalta que caso sejam encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, estes são coletados e levados ao Laboratório de Entomologia do DVEA da SS para análise. A pesquisa leva em conta larvas e pupas do mosquito. Segundo dados consolidados de levantamentos realizados anteriormente pela SS, 80% dos focos do mosquito encontram-se no interior das residências.

    O resultado do Liraa será determinante para nortear ações estratégicas para os trabalhos em campo, além da assistência a ser prestada à população em 2013. O levantamento vai permitir um prognóstico da cidade, criando perspectivas com relação à manifestação da doença na cidade. Além disso, irá contextualizar Juiz de Fora no cenário de Minas Gerais, levando em conta avaliações que acontecem simultaneamente em outros municípios.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.