• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Quinta-feira, 1 de novembro de 2012, atualizada às 10h45

    Campanha Anual de Prevenção do câncer de próstata é realizada em Juiz de Fora

    Da Redação
    Cancêr de Próstata

    Juiz de Fora sedia a Campanha Anual de Prevenção do Câncer de Próstata 2012, nos bairros Alto Grajaú, Marumbi, Filgueiras, Jóquei Clube I, Vila Esperança e Santa Efigênia (ver mapas). A iniciativa é uma parceria da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (Ssaps), com a Universidade Federal de Juiz de Fora e Faculdade Suprema (confira o cronograma abaixo).

    O objetivo da ação é, além de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, criar uma cultura de procura pelos serviços de saúde entre os homens.

    Campanha

    Colocando em prática a proposta da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) do Ministério da Saúde (MS), a previsão é que, em cada unidade, sejam realizados cerca de cem exames. No total, 12 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) vão disponibilizar os trabalhos preventivos. O público-alvo da campanha são homens com idade acima de 40 anos, e o atendimento ocorre em horários alternativos, oferecendo oportunidade de assistência também àqueles usuários que trabalham durante o horário de funcionamento normal das Uaps.

    Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde (SS), no primeiro momento, a ideia da campanha é a sensibilização do homem para o autocuidado, assim como a sensibilização da mulher. A Campanha atende 1.749 homens.

    Prevenção em 2011

    Se comparado ao ano de 2010, o número atual de atendimentos representa 189% a mais que o último ano, quando foram assistidos 605 usuários. De acordo com a assessoria, do total de usuários assistidos, 12,6% foram encaminhados à realização do Antígeno Prostático-Específico (PSA) - exame de sangue que detecta níveis de alterações da próstata. Representando 1,9% do número de assistidos, 33 homens foram encaminhados a consultas específicas de urologia. Além disso, 12 usuários realizaram exame de biópsia para investigação de nódulos suspeitos na próstata (ver balanço da campanha em 2011).

    • Alto Grajaú – terça-feira (06/11)
    • Santa Efigênia – quarta-feira (07/11)
    • Marumbi – terça-feira (13/11)
    • Filgueiras – terça-feira (20/11)
    • Jóquei Clube I – quinta-feira (22/11)
    • Vila Esperança – terça-feira (27/11)

    Os textos são revisados por Juliana França

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.