• Assinantes
  • Saúde
    Quarta-feira, 12 de junho de 2013, atualizada às 18h25

    Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é comemorado em JF

    *Cíntia Charlene
    hemominas

    Dê um presente de vida: Doe sangue é o tema da campanha de 2013 para celebrar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta sexta-feira, 14 de junho. O objetivo é lembrar que os doadores, além de salvarem vidas, ajudam também pacientes a viverem mais e com mais qualidade de vida.

    E, para celebrar a data, a Fundação Hemominas de Juiz de Fora vai organizar um abraço solidário no Parque Halfeld, entre as 11h e 12h30. A expectativa é que mais de 100 pessoas compareçam. ''Vamos realizar essa ação para chamar a atenção da população e alertar sobre a importância de doar sangue. Além disso, serão distribuídas fitas vermelhas que simboliza a cor do sangue, da vida'', conta a assistente social da captação, Lidiane Cavaca Pavão.

    Durante o evento, profissionais da instituição distribuíram panfletos informativos e estarão a disposição da população para sanar qualquer dúvida sobre o procedimento. A campanha divulgada também pelas redes sociais é voltada para pessoas de todas as idades que desejam apoiar a causa.

    Baixa no estoque

    De acordo com a instituição, há três semanas o Hemocentro registra baixa no comparecimento de doadores. Em algumas datas a queda chegou a 40%. Na região de Juiz de Fora, são necessários 150 doadores todos os dias para atender a essa demanda. Segundo a assistente social, as bolsas de todos os tipos sanguíneos estão em baixa. ''Nesta época do ano, com o frio, nossos estoques operam de maneira reduzida e, no momento, o tipo O+ é o que mais nos preocupa. Estamos realizando coletas em várias cidades vizinhas, a fim de reverter esse panorama. Ainda, não tivemos que cancelar nenhuma cirurgia, mas a situação é preocupante. Trabalhamos com essas ações para que isso não aconteça'', explica.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas doam sangue por ano no mundo e 62 países coletam 100% de sangue de doadores voluntários. A meta da instituição para 2020 é que todos os países possuam 100% de doadores voluntários de sangue.

    Quem pode doar

    De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos e com peso acima de 50 quilos. Além disso, os candidatos não podem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60, poderão doar até de 67 anos.

    *Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.