Terça-feira, 25 de junho de 2013, atualizada às 15h45

Prefeitura vai abrir 160 vagas para curso gratuito de cuidadores informais

Da Redação
cuidadores

A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Saúde, quer desmistificar a ideia de que pessoas acamadas precisam ser, necessariamente, tratadas em unidades hospitalares. Para isso, está abrindo inscrições para o primeiro curso de cuidadores informais. O evento, que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho, vai disponibilizar 160 vagas para 11 minicursos sobre cuidados a toda e qualquer pessoa que queira aprender sobre como lidar com doentes acamados. Ele será realizado pela equipe do Departamento de Internação Domiciliar (DID) da Subsecretaria de Urgência e Emergência (SSUE), em parceria com o Hospital Ana Nery. O curso acontecerá na sede da Escola de Governo, na Rua Maria Perpétua, 72, 4º andar, Bairro Ladeira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3690-8195, 3690-8198 ou 3224-7271, ramal 230, sempre de 14h às 17h.

Para a enfermeira responsável pelo DID, Adriana Fagundes, é uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida para inúmeras pessoas que têm um paciente de doença crônica na família. "Precisamos mostrar que todo mundo pode cuidar de seu próprio paciente, mesmo que não seja especializado na área. Nosso propósito é garantir que haja um maior índice de desospitalização, redução de riscos e uma maior qualidade de vida para pacientes acamados", explica.

Os principais assuntos abordados no curso, ministrado por uma equipe multiprofissional, serão: alimentação adequada, transporte interno e mobilidade física em pequenos espaços. Representante do Hospital Ana Nery, Lícea Calaes, afirma que "as temáticas são muito importantes para garantir a continuidade do atendimento recebido por estes pacientes no leito hospitalar e garantir a completa eficiência do tratamento".

ACESSA.com - PJF vai abrir 160 vagas para curso de cuidadores informais