• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Quinta-feira, 18 de julho de 2013, atualizada às 14h

    Dia do amigo é comemorado pela Fundação Hemominas de Juiz de Fora

    Da Redação
    hemominas

    Nesta sexta-feira, 19 de julho, a Fundação Hemominas, em Juiz de Fora, irá celebrar o Dia do Amigo. Para comemorar, a fundação criou a campanha Amigos Solidários. ''É uma data em que pensamos na solidariedade. Estendendo nosso amor ao próximo, e amigo está presente em todos os momentos. O ato de doar já é um gesto, que podemos fazer por um amigo que ainda não conhecemos'', revela a assessoria da fundação. O evento será realizado de 7h às 18h na unidade, localizada na rua barão de Cataguases,Centro.

    Para apoiar a ação, foram convidados o grupo jovem da Arquidiocese de Juiz de Fora e o grupo Superamigos, formado por corredores da cidade. ''Queremos que cada um traga um amigo. O objetivo, além de comemorar a data é atrair outros doadores e convidar pessoas para multiplicar a nossa causa. Assim vamos conquistando novos doadores."

    No ano passado a data também foi festejada. Cerca de 180 voluntários participaram da ação. ''Na ocasião foram registradas todas as participações. Posteriormente, o voluntário recebia por email sua foto. A intenção da fundação é fazer o mesmo este ano.

    No momento, o estoque da instituição está estável. Para atender a demanda dos 64 hospitais na cidade, são necessárias 150 doações diárias. De acordo com a fundação, durante o inverno o estoque sofre uma diminuição, já que muitas pessoas deixam de doar e outras adoecem. '' Os grupos negativos são os que sofrem maior variação nos meses de julho. Por isso, fazemos várias ações para o nosso estoque não baixar. Geralmente o tipo O- é o que sofre a maior queda nesta época.''

    Quem pode doar

    Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site.

    A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60, poderão doar até os 67 anos.
    Dicas

    Para doar sangue a pessoa deve ter e estar com boa saúde, portanto saiba como se prevenir contra a gripe:

    • Lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar;
    • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
    • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
    • Evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
    • Nunca use medicamentos sem orientação médica;
    • Em caso de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.