Tha?s Coutinho Tha?s Coutinho 18/2/2010

Press?o Arterial - Uma doen?a Silenciosa

Frutas e legumes com um cora??o Press?o arterial ? a press?o exercida pelo cora??o sobre as art?rias. Pode ser medida por dois valores:

1) M?ximo (press?o sist?lica), que diz respeito ? press?o que o cora??o faz para bombear o sangue em dire??o aos outros ?rg?os

2) M?nimo (press?o diast?lica) que se refere ? acomoda??o do sangue nos valos sangu?neos.

? uma doen?a de m?ltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da press?o arterial.

O que acontece no organismo de um hipertenso?

Suas art?rias ficam apertadas e dificulta a passagem do sangue, raz?o pela qual o cora??o precisa exercer uma press?o maior para bombe?-lo.

O diagn?stico da hipertens?o arterial ? estabelecido pelo encontro de n?veis tensionais acima dos limites superiores da normalidade (140/90mmHg) quando a press?o arterial ? determinada atrav?s de condi?es apropriadas.

Em muitos casos n?o h? uma causa conhecida para a hipertens?o. Mas, eventualmente, problemas end?crinos e renais, gravidez, uso frequente de alguns medicamentos (anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticoides e moderadores de apetite), bem como doen?as neurol?gicas, podem ser causas de hipertens?o arterial.

A maioria das pessoas que tem hipertens?o n?o apresenta sintomas. Quando presente, por?m, podem manifestar-se como dor de cabe?a, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpita??o, dor no peito, falta de ar, incha?o, altera?es visuais, perda de mem?ria e de equil?brio, palidez, problemas urin?rios e dores nas pernas demonstram que os ?rg?os alvo da doen?a podem estar comprometidos. Nestes casos, conv?m procurar um m?dico imediatamente.

O diagn?stico ? baseado na medida da press?o arterial com um aparelho pr?prio, usado em hospitais, ambulat?rios e consult?rios. Embora simples, a medida isolada da press?o sofre influ?ncia de v?rios fatores. Por conta disso, hoje a medicina utiliza outros recursos adicionais para diagnosticar a hipertens?o.

Um deles ? o teste ergom?trico, que mede a press?o do indiv?duo durante o esfor?o f?sico e pode evidenciar se ele possui risco de desenvolver hipertens?o. Outro ? a monitoriza??o ambulatorial da press?o arterial (MAPA), que registra a press?o do paciente 24 horas, ao longo de suas atividades di?rias e do sono, fornecendo dados relevantes para o m?dico. Mas nenhum desses recursos substitui a avalia??o cl?nica do paciente e a medida da press?o arterial em consult?rio.

Por que ? importante controlar a hipertens?o?

Porque a expectativa de vida de uma pessoa com hipertens?o ? 40% menor que a de um indiv?duo sadio, ao longo dos anos. O fato ? que, ao esfor?ar-se para bombear o sangue, o cora??o do hipertenso fica vulner?vel ? insufici?ncia card?aca. Al?m disso, devido ao aumento da press?o, vai desgastando os vasos, que podem romper-se e causar o derrame cerebral. Esse desgaste ainda facilita o ac?mulo de placas de gordura nas art?rias, predispondo o indiv?duo ao infarto. Outra consequ?ncia grave ? o comprometimento do sistema de filtra??o dos rins.

Qual ? o tratamento?

Para alguns, uma dieta com pouco sal e sem gordura, al?m da mudan?a de 3 h?bitos de vida (deixar de fumar, ingerir menos ?lcool, fazer exerc?cios e emagrecer) s?o suficientes par manter a press?o controlada. Outros, por?m, necessitam de medicamentos. Mas s? o m?dico pode estabelecer o tipo de hipertens?o, avaliar o estado dos ?rg?os alvo da doen?a e prescrever o tratamento indicado.

Como ? poss?vel prevenir a hipertens?o?

Levar uma vida saud?vel, manter o peso ideal, n?o ingerir bebidas alco?licas, fazer exerc?cios, n?o fumar e adotar uma dieta balanceada, com consumo moderado de sal s?o atitudes preventivas. Tamb?m ? recomend?vel que toda pessoa com mais de 40 anos fa?a medidas peri?dicas de press?o ? sobretudo quem tem hist?rico de press?o alta na fam?lia ? sempre sob orienta??o m?dica.

Qualquer eleva??o de press?o j? ? sinal de hipertens?o?

N?o. A press?o varia nas 24 horas do dia e segue um ritmo pr?prio, influenciada pelo estado psicol?gico da pessoa, h?bitos e atividades cotidianas. Portanto, pode subir momentaneamente, mas depois voltar ao normal. Para ser rotulado como hipertenso, o paciente deve apresentar n?veis de press?o acima dos limites da normalidade, obtidos em medias consecutivas, em duas ou mais visitas ao m?dico.

Orienta?es nutricionais

Preferir:

- Consumir uma dieta rica em frutas e verduras (principalmente cruas), legumes e cereais

- Preferir prepara?es assadas, cozidas ou grelhadas

- Utilizar ?leos vegetais (milho, soja, oliva, algod?o)

- Ingerir de 8 a 10 copos de l?quidos por dias

- Preferir leite desnatado ao integral

- Usar manteiga ou margarina sem sal

- Utilizar queijos com pouca gordura (minas frescal, ricota, cotagge)

- Reduzir o sal da dieta

- Usar lim?o, azeite, or?gano, manjeric?o, alecrim, temperos verdes, alho, cebola, piment?o, noz-moscada...

Evitar:

- Alimentos ricos em gordura (chocolate, feijoada...)

- Cafe?na (caf?, ch? preto, ch? mate e refrigerantes tipo cola)

- Embutidos (calabresa, salame, mortadela, salsicha...)

- Peixes enlatados, presunto, bacon, azeitonas, picles, temperos prontos, sopas desidratadas, concentrados em cubos, catchup, maionese, manteiga com sal)

- O consumo de bebidas alco?licas

- O uso indiscriminado de alimentos diet?ticos

Recomenda?es Gerais:

- Verificar sempre a press?o arterial

- Procurar manter o peso adequado

- Evitar o uso excessivo de sal no preparo dos alimentos

- Evitar o fumo

- Praticar exerc?cios f?sicos com orienta??o

- Evitar situa?es estressantes

- Dormir 8 horas di?rias

- N?o interromper a medica??o, nem deixar de tom?-la nos hor?rios determinados

- Procurar imediatamente o servi?o de sa?de, caso apresente algum sintoma de hipertens?o

- Manter h?bitos de vida saud?veis

- Evitar a utiliza??o de rem?dios sem prescri??o m?dica, pois alguns, como anti?cidos e laxantes possuem alto teor de s?dio.

?



Tha?s Coutinho ? Nutricionista e Personal Diet?