Fundação Hemominas atua com equipe abaixo do necessário

Com aumento da demanda e pouco pessoal, nomeação de aprovados em concurso público é a saída para resolver o problema

Lucas Soares
Repórter
29/04/2014

As denúncias feitas pelo Portal ACESSA.com no último dia 12 de abril, sobre a longa espera que o doador de sangue tem que enfrentar na Fundação Hemominas, foram respondidas pelos responsáveis pelo local.

Segundo a diretora da Fundação Hemominas em Juiz de Fora, Andrea de Magalhães Nicolato, "na data em questão, estávamos ao mesmo tempo realizando coleta externa na cidade de Cruzília, e nossa equipe de servidores teve que ser desmembrada, pois realizamos mensalmente coletas em outras cidades, sem deixar de manter nossas atividades em Juiz de Fora, pois sabemos que aos sábados também temos comparecimento de doadores de sangue", explica.

Outro fato levantado pela diretora é a falta de mão de obra em alguns departamentos, já que por ser um órgão público, a contratação de efetivo depende de concurso. "Estamos com poucos servidores em alguns setores, por motivos de aposentadoria e exoneração. Atendemos mais de 30 cidades, 60 agências e assistências, e também realizamos transfusão no ambulatório da Unidade e consultas em pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e hemoglobinopatias. Hoje esperamos a nomeação de novos funcionários, por meio do concurso público realizado em 2012, para que possamos continuar nosso atendimento de forma que não ocorra demora no atendimento no dia que houver coleta externa", afirma Andrea.

Por meio de nota oficial, a assessoria de comunicação da Fundação Hemominas em Belo Horizonte afirma que, após o concurso, já foram nomeadas seis pessoas para atuarem no órgão em Juiz de Fora, sendo um auxiliar administrativo para o setor de Prova Cruzada (que libera bolsas para transfusão); um técnico em enfermagem (para atuar na Enfermagem da Coleta – ciclo do doador); dois técnicos de Patologia (para atuar nos setores de Fracionamento e Prova Cruzada), cargos estes de nível técnico (2º Grau). Para o nível superior (3º Grau), foram nomeados um Enfermeiro, para atuar na Triagem de Doadores (ciclo do sangue) e um Assistente Social para atuar no Ambulatório (atendimento a pacientes).

Segundo a Gerência de Recursos Humanos da Fundação Hemominas, as publicações das nomeações do Concurso Público Edital 01/2012 estão ocorrendo de maneira gradativa e buscam atender à rede de 24 unidades da Fundação em todo o Estado. Do total de vagas do concurso, no dia 10 de janeiro de 2014, foram publicadas 75 vagas de nível técnico, 54 de nível superior e 14 profissionais médicos. Ainda segundo a gerência, "em virtude de vários concursados publicados em janeiro que não tomaram posse, no dia 14 de março foram publicadas 15 vagas de nível técnico, sete de nível superior e um profissional médico, referente às nomeações tornadas sem efeito e cumprindo os prazos legais reguladores de nomeações de concursados. No dia 27 de março, uma nova vaga para nível técnico foi publicada, em virtude da não posse da publicação feita no dia 14. Também já foram solicitadas outras nomeações de 55 vagas de nível técnico, 29 de nível superior e 11 de profissionais médicos, na qual o Hemominas aguarda publicação por parte da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais.

Novas nomeações em breve, segundo Seplag

De acordo com a Seplag, a Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças CCGPGF), órgão responsável por coordenar e integrar as decisões estratégicas de governo e deliberar sobre os atos de gestão que envolvam a ampliação da despesa com a implementação de políticas públicas, especialmente de recursos humanos, e com a alteração da estrutura organizacional da Administração Estadual, aprovou em dezembro de 2013, a nomeação de 102 analistas de hematologia e hemoterapia, 39 médicos da área de hematologia e hemoterapia e 219 assistentes técnicos de hematologia e hemoterapia, todos do referido edital. Já na segunda quinzena de fevereiro, a Fundação Hemominas enviou um novo pedido para nomeação, que está sendo analisado e será deliberado em data ainda a ser marcada.

ACESSA.com - Funda??o Hemominas atua com equipe abaixo do necess?rio