• Assinantes
  • Saúde
    Quinta-feira, 22 de maio de 2014, atualizada às 13h02

    Dez dicas para cuidar da pele neste inverno

    Eduardo Maia
    Repórter
    Pele

    A menos de um mês para o início do inverno, é importante tomar alguns cuidados para evitar o ressecamento da pele. A dermatologista Vânia Piccinini dá dez dicas para amenizar os efeitos negativos da exposição às baixas temperaturas. A dica é válida para todos os tipos de pele, em pessoas de todas as faixas etárias.

    1 - O protetor solar é fundamental, não importa se é verão, outono ou inverno. Existem protetores com cremes associados. "Nesta época, os raios solares são menos incidentes, mas a pessoa não deve se expor. O ideal é o de fator 30. Seu uso não influencia na formação da vitamina D porque como o protetor não oferece 100% de proteção, os raios solares que chegam à pele são suficientes para gerar a vitamina."

    2 - Evitar banhos quentes. Optar por tomar banhos em horários mais quente do dia, de preferência das 11h às 13h.

    3 - Evitar muito sabão no corpo. "É uma dica importante principalmente para a pessoa idosa, que já tem por natureza a pele mais seca."

    4 - O uso do hidratante é fundamental, de preferência várias vezes ao dia. "Não é só uma vez. É importante aplicar mais vezes para ter resultado, já que nesta época de tempo seco, tudo contribui para o ressecamento."

    5 - É comum sentir coceira no corpo quando há o ressecamento. "A pessoa sente a ardência e quando coça, fica mais seca ainda. O ideal é evitar e utilizar o hidratante."

    6 - Uso de óleos e cremes para proteção. "Óleos de amêndoas, semente de uva, óleo de girassol, creme de ureia, lactato de amônio. Podem ser encontrados em vários tipos e vários preços, tanto prontos quanto manipulados."

    7 - Uso de protetor labial - "O protetor é fundamental, existem tipos de batom com protetor labial para as mulheres, em tons mais claros ou mais escuros. É importante principalmente para  pessoas com lábios mais proeminentes, já que ressecam mais."

    8 - Pele oleosa - Uso de hidratantes próprios para a pele oleosa, à base de serum, gel-creme ou fluide.

    9 - Tomar bastante água. "Não indico tomar liquido, indico tomar água. Pelo menos dois litros por dia. No inverno, a gente precisa de mais água, já que a pele resseca."

    10 - Se a pele estiver muito ressecada, a ponto de trincar ou descamar, procurar um especialista para indicar um hidratante ideal.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.