Quarta-feira, 21 de maio de 2014, atualizada às 17h

Associação dos Cegos oferecerá cem exames gratuitos de glaucoma

Laura Lewer
*Colaboração
Associação dos Cegos oferecerá cem exames gratuitos de glaucoma

Nesta sexta-feira, 23 de maio, a Associação dos Cegos promoverá uma campanha de prevenção do glaucoma. O evento é realizado em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma que é celebrado anualmente no dia 26 de maio.

Na campanha, serão distribuídas cem senhas para pessoas com idade superior a 40 anos que queiram realizar consultas gratuitas com exames de Pressão Intraocular e o Fundo do Olho, que são essenciais para diagnosticar a doença. A distribuição começa às 7h de sexta-feira, 23 de maio, na Associação dos Cegos, localizada na Avenida dos Andradas, nº 455. É necessário apresentar a carteira de identidade.

De acordo com a gerente de marketing, Gisele Bonsanto, a resposta sempre é positiva. "Fazemos esta campanha com para que a Associação possa cumprir sua missão de prevenir pessoas contra a doença", afirma. Ainda segundo Gisele, a campanha apenas elimina o processo de marcar uma consulta no SUS, onde os exames também são oferecidos gratuitamente todos os dias.

A doença

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão. Raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

A doença é um problema de saúde pública e uma das mais importantes causas de cegueira no Brasil e no mundo. Segundo a OMS, existem 65 milhões de glaucomatosos em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. A prevalência de cegueira por glaucoma é de 5,2 milhões de pessoas, representando a segunda causa de cegueira no mundo e a maior causa de cegueira irreversível.


*Laura Lewer é estudante do 7º período de Jornalismo do CES/JF

ACESSA.com - Associa??o dos Cegos oferecer? cem exames gratuitos de glaucoma