Segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011, atualizada às 18h08

Sobe para 30 o número de casos de dengue contraídos em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

Subiu para 30 o número de casos de dengue contraídos no município de Juiz de Fora, segundo boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. Na última segunda-feira, dia 31, eram 21 casos autóctones.

No total, a cidade tem 37 casos confirmados, sendo sete importados. No ano de 2011, já foram realizadas 66 notificações, sendo que 15 casos foram descartados e outros 14 estão em investigação. De acordo com o boletim divulgado na última segunda-feira, dia 31, o número total de notificações era de 47 casos. Em todo o Estado, desde o início do ano, já foram realizadas 4.828 notificações.

Combate

Para combater a dengue em Juiz de Fora, estão sendo realizadas ações de prevenção, educação e limpeza. Inicialmente, as medidas estão sendo desenvolvidas nos bairros que apresentaram alto Índice de Infestação Predial (IIP), conforme o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011, realizado no início do mês de janeiro.

Ao todo, 202 bairros já receberam os mutirões de limpeza, que recolheram 270 toneladas de lixo, como garrafas pet, latas e pneus, reservatórios passíveis de se tornarem criadouros para o Aedes aegypti. Além disso, jovens do projeto Jovens Multiplicadores, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estão participando de ações educativas, assim como palestras vêm sendo realizadas na sala de espera da Regional Leste, com objetivo de alertar os usuários quanto aos riscos da doença e à necessidade de contribuição no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Cronograma do Mutirão de Limpeza
  • 7/2 a 11/2 - Terreirão do Samba
  • 7/2 - Cidade do Sol, Nova Era, Jardim Santa Isabel
  • 8/2 – Ceasa, Cruzeiro do Sul, Vila Melo Reis
  • 9/2 - São Judas Tadeu, Alto São Judas
  • 10/2 - Bonfim, Marumbi, Progresso
  • 11/2 - Santa Paula, Borborema, Santa Rita, Alto Santa Rita

Os textos são revisados por Thaísa Hosken