• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar dores na coluna

    Brasileiro usa, em média, 84 minutos por dia do celular. O valor supera a média global em 10 minutos

    Angeliza Lopes
    Repórter
    1º/11/2015
    celular

    Você já fez as contas de quanto tempo gasta do seu dia para o uso do smartphone ou tablet? Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2013, em parceria com Instituto Conecta e a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), aponta que os brasileiros estão entre os que mais acessam o dispositivo móvel no mundo. A média de uso chega a 84 minutos por dia, número que supera a média global em cerca de 10 minutos. As consequências deste abuso refletem na saúde dos consumidores, que desenvolvem problemas cada vez mais comuns na coluna, mãos e pulso. A fisioterapeuta de Juiz de Fora, Egláida Therezinha de Souza, alerta para os danos e dá dicas de como evitar o agrave das dores e incômodos.

    Entre as complicações mais comuns causadas pelo consumo exagerado dos smartphones, são dores no pescoço, chamada cervicalgia; ocasionada pela inclinação do pescoço por um longo período, forçando a musculatura local do indivíduo. Adotar esta postura errada a longo prazo pode gerar até uma protusão discal, popularmente conhecida como hérnia de disco. O segundo problema, conforme Egláida, ainda na região da coluna, é o desalinhamento na coluna cervical que reflete em toda a extensão da mesma, causando dores, principalmente, na coluna lombar. Por último, ela cita as tendinites de 'De Quervem', ou seja, no polegar e as síndromes do túnel do carpo, acomete as pessoas que passam horas digitando.

     

    fisio fisio fisio

     

    "Pessoas cada fez mais novas já fazem uso de todo tipo de eletroeletrônico, o que resulta na aquisição mais cedo dos problemas posturais, de visão, sem contar os metabólicos, como diabetes. Muitos ficam horas parados em frente aos aparelhos e esquecem de brincar e se alimentar adequadamente", alerta.

    Uso correto

    A fisioterapeuta aponta que para o uso correto de celulares o indicado é não ficar horas consecutivas digitando sem intervalos com o alongamento do corpo, principalmente, dos punhos e braços. "O indicado é alongar a cada meia hora e isso vale também para o uso de tablet e notebook.

    "Outra observação muito importante é com o modo de assentar, no caso de notebook. O mesmo nunca deve ser usado em camas e sofás, mas em uma mesa e com uma cadeira adequada, onde tenha um apoio de braço e que a coluna esteja bem apoiada, ou seja, ereta e o visor na altura dos olhos, para não forçar a região da coluna cervical. Sem contar com o uso de uma boa iluminação", orienta.

    coluna

    Tratamento

    Para evitar a progressão dos problemas como as tendinites, síndrome do túnel do carpo e cervicalgia, Egláida indica sessões de fisioterapia convencional com aparelhos que combatem a dor e a inflamação, além da cinesioterapia que proporciona alongamento e fortalecimento muscular e do tendão.

    Já para a má postura e a protusão discal o indicado é Reeducação Postural Global (RPG), que trabalha o alinhamento da estrutura óssea, alongamento e fortalecimento da musculatura. "Isto tudo ao mesmo tempo, por meio de posturas, onde o paciente fica fazendo contração isométrica, ou seja, fortalecimento da musculatura parado. A curto prazo leva a diminuição da dor e a longo prazo na solução do problema, junto, é claro, com a adequação do uso dos aparelhos".

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.