Sábado, 13 de fevereiro de 2016, atualizada às 08h50

Centro de Hidratação começa a funcionar na segunda com capacidade para atender 300 pacientes/dia

Angeliza Lopes
Repórter
foto

Com capacidade para atender 300 pessoas por dia, o Centro de Hidratação para pacientes com dengue, Zika vírus e Chikungunya começa a funcionar às 9h, da próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, no Pam Andradas, na avenida dos Andradas, 301. O funcionamento será de 24 horas, por um período de 90 dias. Até o último balanço divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dia 3 de fevereiro, a cidade somava 796 casos de doenças possivelmente transmitidas pelo Aedes aegypti. Conforme assessoria de comunicação, os dados atualizados serão informados no início da próxima semana.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Michele Freitas, explica que o objetivo do espaço é diminuir o número de pessoas que procuram as portas da Urgência e Emergência e atender as áreas descobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Temos capacidade para atender 300 pessoas/dia. O paciente vai chegar no centro, preencher uma ficha de atendimento, vai passar por triagem e atendimento médico. Caso seja necessário, ele fará a hidratação no local, ficando sob observação da equipe médica. Se o caso for sem urgência, sua hidratação poderá ser feita em casa", explica Michele.

O centro terá capacidade para 20 leitos de hidratação acamada e 60 cadeiras para venosa. Será composta por equipes formadas por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois agentes de atendimento ao público, em cada turno. O espaço disponibilizará medicamentos e insumos para realização dos atendimentos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Qualquer paciente que apresentar sintomas como febre, manchas vermelha pelo corpo e dores podem procurar a unidade. O tempo máximo de internação na sala será de até 48 horas.

Além dessa, haverá outra instalação, na Zona Norte, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Benfica, no segundo andar, nos mesmos moldes, com abertura prevista para o dia 22 de fevereiro.

ACESSA.com - Centro de Hidrata??o come?a a funcionar na segunda em Juiz de Fora