• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 25 de abril de 2016, atualizada às 16h53

    Juiz de Fora registra primeira morte por H1N1

    Juiz de Fora registra o primeiro caso de morte por H1N1 nesta segunda-feira, 25 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi notificada da suspeita de óbito de uma idosa, de 77 anos, por Síndrome Respiratória Aguda Grave e encaminhou o caso para o Estado. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a causa, através do boletim epidemiológico de gripe divulgado no site da Secretaria. A vítima estava internada na Regional Leste e veio a óbito no dia 2 de abril.

    Conforme o boletim da SES, em Minas Gerais foram confirmados, até o momento, 18 mortes pelo vírus influenza, sendo 12 decorrentes de influenza A (H1N1), dois por influenza B e quatro para influenza A não subtipado.

    Campanha de Vacinação

    fotoA Campanha contra o influenza, vírus da gripe, iniciou nesta segunda-feira, 25. A vacinação vai até o dia 20 de maio e a meta é imunizar 80% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, a 138.544 pessoas. A vacina ofertada é a trivalente, e protege contra os três subtipos do influenza: A (H1N1); A (H3N2); e influenza B. As vacinas estão disponíveis nas unidades em várias unidades de saúde, conforme divulgado pela ACESSA.com na última sexta-feira, 22.

    Serão imunizados os grupos prioritários, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da saúde, idosos e doentes crônicos, dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar a receita médica para receber a vacinação; e as puérperas apresentar algum documento que comprove a data de nascimento da criança, podendo ser a certidão de nascimento do bebê ou o cartão da gestante, ou ainda a declaração do hospital onde ocorreu o parto. Já os outros grupos devem mostrar a carteira de vacinação e caso não tenham, um documento de identificação.

    Prevenção

    É necessário que a população adote algumas medidas que evitem a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias. Entre elas: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

    Atendimento

    A Secretaria de Saúde montou um fluxo de atendimento de acordo com cada estágio da doença. Para os casos de síndrome gripal simples em pacientes fora dos grupos de risco, com febre de início súbito, maior ou igual 37.8º C, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça ou no corpo e articulação sem dificuldade respiratória. O atendimento será na Uaps.

    Para os pacientes com sintomas de grupo simples, mas que estão dentro do grupo de risco, os atendimento serão nas unidades de Pronto Atendimento (UPA), Departamento de Urgência Regional Leste (DURL) ou Pronto Atendimento Infantil (PAI). Já para os casos de gripe grave, com dificuldade respiratória, será atendido nas UPAs, no DURL, no PAI ou no Hospital de Pronto Socorro (HPS).

    "Dia D"

    O "Dia D" será realizado no sábado, 30. Além dos locais de vacinação já citados, exclusivamente nesta data, serão montados um posto na Igreja Sagrado Coração de Jesus, rua Alberto Vieira Lima, 50, Bairu e outro no Santa Cruz Shopping.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.