• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Alice Amaral Alice Amaral 2/12/2014

    Perder peso de forma saudável

    atividadePerder peso faz bem para a estética e reduz significativamente o risco de contrair doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, coronariopatias e diversos tipos de câncer. A nutrologia auxilia no equilíbrio do organismo quando tratamos de obesidade. Não existe milagre! É preciso conscientizar que é necessário uma reeducação alimentar e da prática de atividade física.

    Tudo começa no sistema digestivo. É importante preparar este órgão para que ele funcione de maneira correta e equilibrada. O estilo de vida conta muito. O uso de alimentos estilo fast food, consumo de refrigerantes, alimentos industrializados, leite, glúten, açúcar, óleos, stress e uso de medicações perigosas, faz com que aconteça um aumento da absorção de calorias, inflamação crônica e alterações no organismo que levam à obesidade. O corpo humano funciona bem com a harmonia dos alimentos e das emoções. Para ter uma vida longa é preciso equilibrá-los

    Outro passo é restaurar a sensibilidade a insulina, a hiperalimentação causa alterações na liberação da insulina no pâncreas além de alterar a ação nas células, o que promove aumento dos depósitos de gordura e desenvolvimento do diabetes.

    Tratamos o balanço hormonal que pode estar prejudicado pelo aumento da gordura abdominal, pelo stress ou por mau funcionamento do corpo. Este mapeamento será feito através da medição laboratorial dos hormônios.

    Os níveis de neurotransmissores também devem ser estabilizados. São substâncias que atuam no cérebro que controlam o apetite, melhoraram o humor e controlam a ansiedade. Estes neurotransmissores podem estar alterados no processo da obesidade e seu equilíbrio é importantíssimo.

    Promoção do bem-estar, qualidade de vida e prevenção de doenças são questões primordiais nos dias atuais A gordura abdominal é formadora de substâncias inflamatórias. Um processo de inflamação crônica é responsável pelo diabetes, hipertensão, problemas cardíaco, câncer e até demências e obesidade. Antes de qualquer mudança, é preciso reconhecer e mudar seu estilo de vida.

    Fazemos uso de todo o arsenal terapêutico existente como medicação alopata, medicina complementar, fitoterápicos, ortomolecular, sempre associando reeducação alimentar e atividades físicas, respeitando a individualidade de cada paciente.

    Escolha uma atividade física que te dê prazer e torne uma rotina. Procure ajuda de um profissional da área para controle de estresse e emoções. Só ele pode te ajudar a manter um estilo de vida saudável.
    Leve a sério o seu processo de reeducação alimentar, aprenda a fazer escolhas certas e saudáveis. Alimente-se de 3 em 3 horas e nunca deixe de fazer alguma refeição. Beba 8 copos de água diariamente, entre as refeições. Faça um prato colorido, saboroso e nutritivo.


    Alice Amaral é Especialista em Nutrologia - Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia; especialista em Medicina do Esporte - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte; pós-graduada com especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.