Wilma Montes Wilma Montes 22/2/2012


Aluna deficiente visual ganha força e confiança com o Pilates

Foto de pessoa fazendo pilatesDe acordo com a necessidade do aluno, o Pilates também poderá ser realizado individualmente. Esse é o caso de pacientes portadores de deficiência visual, pois exigem maior cuidado para evitar acidentes.

Neste artigo, você conhecerá Alva Giacomini, de 64 anos. Ela teve retinose pigmentar atípica, que é uma rara deformação da retina. Com isso, perdeu a visão completamente num curto período de tempo.

Antes de chegar ao meu estúdio, há dois anos, passava a maior parte do tempo dentro de casa, sentada, ouvindo televisão, pois tinha muita insegurança na hora de caminhar na rua. Havia feito treinamento de mobilidade na Associação dos Cegos e este, havia ajudado a se locomover, mas ainda precisava de um trabalho específico de alongamento e reforço muscular. Precisava melhorar sua autoestima, pois não se sentia capaz.

Após poucos meses de tratamento, praticando Pilates duas vezes por semana, ela mudou seu estilo de vida. Melhorou sua postura chegando a crescer dois centímetros no primeiro ano de Pilates, de acordo com avaliação médica. Também ganhou consciência corporal, noção espacial, interação e percepção. Melhorou o alinhamento corporal e ganhou flexibilidade para suas atividades da vida diária e, principalmente, o equilíbrio que almejava, adquirindo autoconfiança.

Atualmente gosta de sair com as amigas, ir a restaurantes, viajar, e é uma pessoa ativa e feliz. Ela é a prova de que com determinação e força de vontade, é possível vencer até mesmo uma deficiência e ter uma vida normal dentro de suas limitações.

Conheça agora alguns dos exercícios realizados em suas aulas, e a massagem relaxante do final da sessão.

« »
Depoimento

"Quando comecei estava muito parada, devido a minha deficiência e pensava que não fosse capaz de fazer qualquer tipo de exercício. Faltava-me o equilíbrio e era muito insegura. Graças a Deus e a dedicação da Wilma, cheguei até aqui. Agora o Pilates faz parte da minha vida, e quando não faço sinto falta."

Alva Giacomini


Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard.

De acordo com a necessidade do aluno, o Pilates também poderá ser realizado individualmente, esse é o caso de pacientes portadores de deficiência visual, pois exigem maior cuidado para evitar acidentes.

Nesta matéria você conhecerá Alva Giacomini, de 64 anos. Ela teve Retinose Pigmentar Atípica, que é uma rara deformação da retina. Com isso, perdeu a visão completamente num curto período de tempo.

Antes de chegar ao meu estúdio, há 03 anos, passava a maior parte do tempo dentro de casa, sentada, ouvindo televisão, pois tinha muita insegurança na hora de caminhar na rua. Havia feito treinamento de mobilidade na Associação dos Cegos e este, havia ajudado a se locomover, mas ainda precisava de um trabalho específico de alongamento e reforço muscular. Precisava melhorar sua auto-estima, pois não se sentia capaz.

Após poucos meses de tratamento, praticando pilates 02 vezes por semana, ela mudou seu estilo de vida. Melhorou sua postura chegando a crescer 02 cm no primeiro ano de pilates, de acordo com avaliação médica. Também ganhou consciência corporal, noção espacial, interação e percepção. Melhorou o alinhamento corporal e ganhou flexibilidade para suas atividades da vida diária, e principalmente o equilíbrio que almejava adquirindo autoconfiança.

Atualmente gosta de sair com as amigas, ir a restaurantes, viajar, e é uma pessoa ativa e feliz. Ela é a prova de que com determinação e força de vontade, é possível vencer até mesmo uma deficiência e ter uma vida normal dentro de suas limitações.

Conheça agora alguns dos exercícios realizados em suas aulas, e a massagem relaxante do final da sessão.

ACESSA.com - Aluna deficiente visual ganha for?a e confian?a com o Pilates