• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Wilma Montes Wilma Montes 17/03/2014

    Encontre a motivação para praticar Pilates

    Nesta coluna vou me arriscar a falar um pouco sobre motivação. Não tenho a intenção de discursar sobre uma área que não me pertence, mas sim contar um pouco da minha experiência clínica com o Pilates. Sobre o que leva as pessoas a procurarem, se motivarem e permanecerem em um estúdio de Pilates.

    O motivo que leva alguém a buscar o método varia, e entre os mais comuns, estão: a busca pela saúde, qualidade de vida, funcionalidade dos movimentos, melhora dos contornos corporais, fortalecimento da musculatura aliada à flexibilidade, tratamento de alguma patologia ortopédica, tratamento da depressão, entre outros.

    E realmente o Pilates funciona para todas estas coisas. Logo nas primeiras semanas todos os alunos já sentem uma melhora na disposição. Se ele possui alguma dor que não seja crônica nos músculos ou articulações pelo sedentarismo, logo no primeiro ou segundo mês elas já se foram! E isso não é mágica, mas fruto de um trabalho de perseverança e escolhas certas dos exercícios específicos para cada paciente.
    Passada esta fase da adaptação, começa a melhor parte do trabalho. Quando o corpo já sente falta dos exercícios. Quando o praticante e aqueles que convivem com ele já notam a mudança da postura corporal, aliada com a melhora da auto estima e até do humor.

    Percebo que o temperamento consegue imprimir no corpo suas marcas. Um bom fisioterapeuta pode "ler", em uma avaliação postural e anamnese muito além de algumas alterações posturais. Por exemplo, o temperamento de alguém tímido faz os ombros ficarem protusos (rodados para frente) e os joelhos valgos (girados para dentro).

    E o mais extraordinário vem com o tratamento destes desvios posturais. Com o realinhamento destas articulações e equilíbrio dos músculos afetados, esta mesma pessoa começa a se sentir mais segura, a olhar as pessoas de frente, a encarar o mundo com o peito literalmente aberto, e isto gera mais segurança. O que na vida pessoal pode provocar uma promoção no emprego, um novo relacionamento, etc. A mudança postural é algo fantástico que consegue mudar o comportamento das pessoas, e isto já é comprovado.

    Este é só um exemplo, tenho pacientes que chegaram extremamente ansiosos, que não conseguiam contar o número dos movimentos e fazer a respiração do Pilates ao mesmo tempo. Com alguns meses já conseguiam evoluir, mais concentrados, mais calmos, mudando a forma de agir.

    Então os benefícios na prática vão muito além de um corpo bonito e esquio, são mudanças que podem afetar sua vida de uma forma global. E isto é a melhor parte de ser uma professora de Pilates. É ver um paciente que não podia se pentear ou depilar as axilas, pois não levantava o braço, se reabilitar. É trazer esperança a alguém que não se sentia capaz de amarrar o tênis, a dobrar os joelhos na praia para brincar com o netinho na areia. É alguém chegar com dor e sair sorrindo. Vai além do que o dinheiro possa pagar e isto é preciso ser mais valorizado!

    Para finalizar, o que faz alguém permanecer em um estúdio? É isso tudo que falei! É o resultado da dedicação de um aluno que não falta às aulas sem motivo justo, aliado a um profissional comprometido com à saúde de seus pacientes e que tenha amor por aquilo que faz.

    Deixo aqui meu abraço especial e minha sincera gratidão a todos os praticantes do método. Continuem firmes, mantenham o foco, cada um com seu objetivo. E o resultado será muito além dele, pois os benefícios são múltiplos. Parabéns a você profissional da área, que entendeu que seu trabalho é importante e se valoriza. Aguardo seu contato pelo Portal ACESSA.com para tirar dúvidas e enviar sugestões de matérias. Um abraço com todo meu carinho a você leitor!


    Wilma Rodrigues Montes 
    é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.