Remédios emagrecedores anorex?genos

Por

Segunda-feira, dia 07 de janeiro de 2008, atualizada ?s 16h30

Farm?cias devem ser mais r?gidas para vender rem?dios emagrecedores


Thiago Werneck
Rep?rter

Est? mais dif?cil comprar e emitir receitas de rem?dios para emagrecer, a partir desse m?s de janeiro. A principal mudan?a acontece em rela??o a receita e a redu??o da quantidade de medicamento que podem ser vendidos. A altera??o acontece de acordo com norma da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) de setembro de 2007 que passa a valer em janeiro.

Esses rem?dios chamados de anorex?genos agora possuem uma receita especial, diferenciada de todos os outros tipos de medicamento. Antes, eles eram receitados com um papel azul com a indica??o de letra B, assim como os tarjas pretas. A partir de agora a classifica??o deles muda para B-1. O motivo ? restringir o n?mero de m?dicos que podem receitar esse tipo de rem?dio.

"Hoje, ortopedistas, dermatologistas e outros especialistas d?o a receita rem?dio de emagrecer. Com a nova regra acredito que s? os endocrinologistas v?o poder receit?-los. Isso deve diminuir o exagero no consumo", avalia o farmac?utico Luiz Ot?vio. Na farm?cia em que ele trabalha, s?o vendidos cerca de 60 unidades desse tipo de medicamento por m?s.

Outra regra que fica mais dura ? a quantidade que pode ser vendida. A ordem nas farm?cias ? vender o rem?dio em dosagem reduzida, que dure apenas por 30 dias e n?o mais 60, como acontecia antes e ainda ? normal para os medicamentos tarjas pretas. "Acredito que as vendas v?o reduzir, porque a gente v? muitos m?dicos que n?o s?o especialistas da ?rea receitando quantidades grandes desse tipo de rem?dio", acredita Luiz.

Em Juiz de Fora, os m?dicos ainda n?o t?m o papel azul com indica??o de B-1 para repassar a receita. Luiz diz que no caso de sua farm?cia essa situa??o j? foi resolvida. "Conversamos com a respons?vel pelas farm?cias, da vigil?ncia sanit?ria da prefeitura, e ela autorizou as vendas sem a nova receita at? meados do fim de abril para que os m?dicos possam se adequar, sen?o ningu?m conseguiria mais comprar o rem?dio".

Os m?dicos que receitarem um desses medicamentos v?o ser notificados de que devem adquirir e utilizar o novo modelo de receita. ? nessa parte que entra a terceira mudan?a da nova norma: todos os meses as farm?cias v?o enviar para vigil?ncia sanit?ria um relat?rio das vendas dos rem?dios anorex?genos. V?o ser repassados o nome e CRM do m?dico, a quantidade receitada e a data em que o m?dico fez o pedido.

O objetivo ? diminuir a venda indiscriminada de rem?dios emagrecedores. Para Luiz, a nova norma vai dar resultado. "A gente v? muita coisa que n?o est? correta nas receitas dos m?dicos, mas n?o podemos orientar que ningu?m conteste a autoridade de quem assinou a receita. Com essa norma essa situa??o deve melhorar", conclui.