"Minerim" da Bodega

Por

"Minerim" da Bodega Aprenda a receita de um tutu tipicamente mineiro

Renata Cristina
Rep?rter
02/06/2007

Repleta de sabores aut?nticos, a comida mineira ? uma boa pedida para os dias de inverno. Nutritiva, farta e deliciosa, tem o poder de seduzir qualquer mortal pelo aroma forte e agrad?vel.

Representantes fi?is do Brasil do s?culo XVIII, seus pratos surgiram no centro de uma mistura cultural, que envolvia portugueses, ?ndios, africanos e outros povos, exploradores das minas de ouro.

Como buscavam a riqueza r?pida, n?o tinham muito tempo para pensar em comida e, por esse motivo, utilizavam produtos de fundo de quintal, como o feij?o, milho, mandioca e verduras. Os animais tamb?m eram criados com esse intuito e a prefer?ncia era dada ?queles que n?o necessitavam de muitos cuidados, como o frango e o porco.

Outras del?cias, foram trazidas de longe e adaptadas ? nossa terra. Este ? o caso do frango ao molho pardo, que veio de Portugal para ganhar uma roupagem tupiniquim.

O feij?o, rapidamente, ganhou status na culin?ria mineira e algumas releituras do prato tradicional transformaram-se em receitas especiais, como a feijoada, o tutu, o feij?o amigo e o tropeiro.

Quem vai nos ensinar o tutu "Mineirim da Bodega" ? o chef de cozinha Rog?rio Leoc?dio, que trabalha h? oito anos com comida tipicamente mineira. Durante este per?odo, Leoc?dio teve a oportunidade de se especilizar no ramo, tornando-se um expert em temperos e pratos pra l? de saborosos.

Segredinhos do Tutu

Segundo o chef, o grande segredo deste tutu ? a lingui?a calabresa colocada em camadas no interior do prato. "Uma combina??o perfeita", define. Para fazer o feij?o, Leoc?dio aconselha utilizar um tempero a base de alho e bastante cebola, como ? usado no feij?o amigo.

Durante a prepara??o do tutu, a farinha deve ser jogada gradativamente, para n?o empelotar. Uma boa dica ? deixar o fogo sempre brando, evitando que uma crosta se forme no fundo da panela. "O ponto correto para tirar o feij?o do fogo ? quando ele fica pastoso", explica. Conforme orienta o chef, a quantidade de farinha tamb?m deve ser moderada, de forma que o tutu n?o fique duro.

Para cada acompanhamento, h? tamb?m alguns segredinhos do especialista. O ovo deve ser frito em gordura morna, enquanto que a calabresa em gordura quente. J? a couve pode ser preparada durante o aquecimento do alho.

Na hora de servir, use o arroz e o alho frito como acompanhamento. Um prato pode ser montado separadamente com o bife de pernil, couve e ovos. Torresmo e cebola tamb?m incrementam a receita. Salpique em cima do tutu um pouco de cheiro verde e bom apetite!

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.