Combate ao tabagismo cresce, com ações nos níveis municipal e federal

Por

Combate ao tabagismo cresce, com a?es nos n?veis municipal e federal
Quarta-feira, 14 de março de 2012, atualizada às 18h02

Combate ao tabagismo cresce, com ações nos níveis municipal e federal

Da Redação

O combate ao tabagismo tem crescido em diferentes esferas. Em âmbito municipal, nesta segunda-feira, 12 de março, o Executivo sancionou a Lei 12.504, criando o Dia Municipal de Combate ao Tabagismo, que será comemorado sempre em 31 de maio. A data passará a integrar o calendário oficial do município e tem como objetivo alertar a população sobre os males que o hábito de fumar pode causar.

Nacionalmente, nesta terça-feira, 13 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu banir os cigarros aromatizados e com sabor do mercado brasileiro sob o argumento de que esses produtos acabam atraindo adolescentes de 13 a 15 anos à primeira tragada.

Com a decisão, tomada após mais de três horas de debate, produtos derivados do tabaco como os mentolados e de sabor de cravo, chocolate e morango, estão com os dias contados. Eles vão sumir das prateleiras daqui a um ano e meio. Isso porque a indústria terá prazo de um ano para adaptar o processo de fabricação e outros seis meses para retirar os produtos aromatizados do mercado.

Em relação à adição de açúcar, a Anvisa acatou os argumentos da indústria, que afirma que o processo é necessário para recompor a perda na secagem da folha de tabaco. Também ficou definido que novos ingredientes precisarão ter o aval da agência antes de serem adicionados aos cigarros.

Antes de tomar a decisão, os diretores da Anvisa ouviram opiniões favoráveis e contrárias ao banimento dos aromatizados. A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vera da Costa, disse que um estudo recente mostra que a maioria dos adolescentes de 13 a 15 anos procura pelos cigarros com sabor para experimentar o tabaco. "Colocar menta, morango, chocolate aumenta a aceitação desse produto e promove a experimentação", disse.

Os textos são revisados por Mariana Benicá