• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Conheça os significados dos alimentos da ceia de Ano Novo

    Alimentos

    Réveillon é sinônimo de roupas brancas, fogos, contagem regressiva e de alimentos considerados amuletos para atrair sorte no ano que vai começar. A ceia é, geralmente, marcada pela fartura. "Isso traz felicidade, além do desejo de que a abundância continue no novo ano", explica a nutricionista Wanessa Aquino.

    Além do significado geral da confraternização da ceia, os alimentos comumente consumidos são carregados de significados, o que faz com que as tradições sejam transmitidas ao longo das gerações. Até mesmo os menos supersticiosos costumam não deixar de lado certos costumes, a fim de garantir bons fluidos. Confira os alimentos consumidos no Réveillon e seus significados.

    Lentilha

    O costume de comer lentilhas na noite da passagem de ano é comum não só no Brasil, mas também em outros países da América do Sul. O alimento está associado à sorte financeira, já que as sementes são semelhantes a moedas. O hábito tem origem italiana, tendo sido trazido ao Brasil pelos imigrantes.

    Romã

    "A romã é símbolo de fertilidade e prosperidade. Isso porque é uma fruta com muitas sementes, o que significa florescimento, remete a nascimento e à abundância", explica Wanessa. Segundo os supersticiosos, três sementes da romã devem ser guardadas, secas, na carteira, ao longo de todo o ano. Além disso, de acordo com a nutricionista, a cor rosada da fruta faz com que haja uma referência ao amor. "Por isso, algumas pessoas acreditam que comer romã trará sorte no amor."

    Champanhe

    Champanhe é sinônimo de comemoração. A bebida simboliza alegria e abundância. Até mesmo o estouro da rolha, com o som característico, remete à importância do evento.

    Uvas

    As uvas são sinais de prosperidade. A tradição ensina a comer doze bagos da fruta, sendo um para cada mês do ano. A cada bago, deve-se fazer um pedido. Os caroços devem ser guardados na carteira ao longo de todo o ano. Devido ao fato de o vinho ser feito de uvas, a bebida também é associada a conquistas.

    Carnes

    "De acordo com a tradição, não é indicado ingerir aves, como peru e frango, na noite da passagem de ano. Isso porque aves são animais que ciscam para trás e possuem asas. Essas características sugerem que não haverá avanços no ano novo, podendo ocorrer retrocessos, assim como as conquistas poderão ir embora com facilidade." Para a data, são indicadas carnes como boi, porco e cordeiro. "O porco fuça para frente, o que simboliza prosperidade." Peixes não estão contraindicados.

    Frutas cristalizadas ou secas

    Ingerir frutas como pêssego, figo, amêndoas, nozes, avelãs e tâmaras pode significar sorte e fartura.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.