• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Juiz-forana participante do Cozinheiros em Ação conta segredos da nutrição

    Joana Kamil também fala da rotina da profissão e dá dicas para se alimentar bem

    Lucas Soares
    Repórter
    5/09/2014

    A juiz-forana Joana Kamil (foto ao lado), 29, é uma das participantes do reality show Cozinheiros em Ação, do canal fechado GNT. Nutricionista com três especializações, uma pós-graduação em gastronomia e um mestrado em psicologia da nutrição, ela também leciona duas disciplinas no curso de Gastronomia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

    A profissional, que também já foi colunista do Portal ACESSA.com, ressalta a importância que a empresa teve em sua formação. "Como nutricionista eu já atuei em consultório, restaurante, professora, e colunista no Portal ACESSA.com por um ano e seis meses. Foi na ACESSA.com que eu comecei a descobrir que eu queria trabalhar essa relação da nutrição e da gastronomia. Estudei mais e fiz pós na área", comenta.

    Sobre a participação no Cozinheiros em Ação, Joana relata que já tinha tido a vontade de participar na primeira edição, mas foi na segunda turma que apareceu a oportunidade. "Eu fui entrar para ver uma receita e vi que as inscrições estavam abertas. Fiz e fui chamada, passei por várias etapas e entrei no programa. As gravações têm sido bem interessantes, é uma experiência muito boa. Por ser uma competição, nós trabalhamos essa relação interpessoal com participantes de vários locais e culturas diferentes. Mas eu me dou super bem com todos", garante.

    Segredos da Nutrição

    Segundo Joana, é possível, através de pequenas atitudes, mudar os hábitos alimentares da população. "As pessoas têm que entender que se alimentar bem não é uma coisa massante. Dá para comer bem e sentir prazer ao comer ao mesmo tempo. É importante estar saudável e, a partir da alimentação, é possível de forma prazerosa e sem culpa. Através disso, conseguimos ter esse equilíbrio. Eu trabalho muito com crianças, então penso muito no futuro delas. Nós temos um acesso a alimentos industrializados muito grandes, e com esse trabalho, a gente consegue fazer com que as crianças tenham interesse por frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis", explica.

    Uma dica que a profissional dá é para substituir as frituras por assados. "O forno é o grande companheiro da saúde. Porque ele tira o excesso de gordura do alimento, fazendo com que fique menos calórico e prejudicial, mantendo o sabor. Essa questão de sabor é importantíssima, então, grelhas, vapor, forno, são opções e técnicas que são interessantes. Outra coisa que eu sempre falo é lançar mão de produtos de fácil acesso, como hambúrguer. A minha dica é para comprar a carne moída e fazer o próprio bife, guarde-o congelado para consumir. Quem, por exemplo, não gosta de arroz integral, pode acrescentar uma cenoura falada no arroz branco para ficar mais nutritivo", exemplifica.

    Alimentar bem não é caro

    Segundo a profissional, para uma boa alimentação não é preciso gastar muito, como acreditam algumas pessoas. "Depende do objetivo e da condição financeira do paciente. A pessoa consegue emagrecer e manter saúde comendo "o que está no bolso". É importante aproveitar o alimento como um todo. Isso faz com que consigamos gastar menos e aproveitar mais os alimentos que estão disponíveis. Tem como fazer uma reeducação com alimentos mais elaborados, caros, mas é plenamente possível fazer com os alimentos que estão disponíveis para todos", diz Joana.

    Light e Diet

    Embora muitas pessoas acham que alimentos light e diet tratam do mesmo assunto, a nutricionista explica a diferença. "Todo alimento diet é aquele que é voltado para algum tipo de necessidade para retirar um nutriente. Por exemplo, um diabético não pode consumir açúcar, aí você retira o açúcar. Quando não se pode consumir gordura, sódio... A diferença é esta. Se retiramos um nutriente por completo, é um alimento diet. Um chocolate diet é para quem não pode consumir açúcar, então é compensado na gordura. O light é para redução de nutrientes, que fica menos calórico, mas tem a mesma composição de nutrientes", conclui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.