JF Sabor 2014 começa nesta terça-feira com tema mineiro

Durante 48 dias, maior festival gastronômico da Zona da Mata reúne casas de Juiz de Fora, Conceição do Ibitipoca e Maripá de Minas

Lucas Soares
Repórter
8/09/2014

A 14ª edição do JF Sabor, que começa nesta terça-feira, 9 de setembro, promete muito para os fãs da comida mineira. Com 49 estabelecimentos de Juiz de Fora, Conceição do Ibitipoca e Maripá de Minas criando pratos com ingredientes típicos da culinária mineira, o evento vai contar com 54 pratos e 18 sobremesas criadas exclusivamente para o concurso. A lista dos restaurantes participantes e os pratos podem ser conferidos no site do evento.

De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Zona da Mata (Abrasel ZM), Marcos Henrique Miranda, o JF Sabor se renova a cada ano. "É um evento que cresce um pouquinho todo ano. Temos mais casas participantes, mais novidades em relação ao ano passado, como o evento paralelo no Santa Cruz Shopping. Como Juiz de Fora não teve grandes eventos esse ano, eu acho que o JF Sabor veio pra salvar o calendário e fazer com que as pessoas saiam de casa", comenta.

Segundo Miranda, por se tratar de um festival competitivo, os chefs apostam em novidades. "O fato de, a cada ano, serem criados novos pratos, e pratos cada vez mais interessantes, o nível de exigência do público aumenta. Então, o chef de cozinha acaba tendo que se desdobrar nessa tarefa da criação. Temos muitos pratos bacanas, a valorização de algo que é nosso, que é a comida mineira. A expectativa é alta para que o JF Sabor se supere diante dessas novidades", acredita.

Como o festival é competitivo, o público vai poder votar no seu prato preferido. E, para facilitar a degustação de todos, o evento Deguste JF, que acontece simultaneamente na Praça Antônio Carlos, vai permitir que os pratos criados sejam experimentados em mini porções a preços populares, no dia 20 de setembro, às 10h. A novidade deste ano fica pelo evento Santa Mesa, que vai oferecer oficinas de cozinha, ao vivo, durante três dias no Santa Cruz Shopping. Veja os horários.

13/09 às 11h
Paella Mineira preparada ao vivo pelo Chef Pablo Oazen.

20/09 às 11h
Polentinha preparada ao vivo pelo Chef Mateus Abdo.

27/09 às 11h
Rizotin Mineiro preparado ao vivo pelo Chef Caíque Fonseca.

ACESSA.com - JF Sabor 2014 come?a nesta ter?a-feira com tema mineiro