Chef Ney Martins representa Minas Gerais no The Taste Brasil, da GNT

Nascido em Goiás, Ney é radicado em Juiz de Fora há anos e trabalha com fogão à lenha

Lucas Soares
Repórter
8/03/2016
ney

As tarefas de um chef de cozinha são das mais variadas possíveis dentro daquele espaço, mas a principal delas continua sendo agradar ao paladar. Uma colherada basta para dizer se o prato preparado é bom. Essa é a proposta do The Taste Brasil, reality show culinário exibido pelo canal fechado GNT, que terá a participação de um profissional conhecido em Juiz de Fora: o chef Ney Martins.

Com mais de dois mil seguidores no Facebook e dez mil no Instagram, Ney conta que a participação para o programa surgiu por conta do sucesso que faz nas redes sociais. "Eu recebi um e-mail das produtoras do reality, em meados do ano passado, e achei que fosse uma brincadeira. Nunca tinha me inscrito, achei que fosse piada. Depois recebi outro e-mail e respondi, perguntando o que era. Me ligaram e contaram que acompanhavam minhas postagens, vendo a produção de geleias artesanais no fogão à lenha, e que isso seria interessante. Mantivemos contato, fiz entrevistas, respondi várias perguntas pessoais e profissionais e fui selecionado. Após isso, recebi as passagens, fui para São Paulo e fizemos as gravações", conta.

Apesar de ter sido gravado em novembro de 2015, o episódio em que Ney fará sua participação está marcado para ser exibido na próxima quinta-feira, 10 de março, às 22h30. "Enquanto acontecia as gravações, tinha contato apenas com as produtoras e outros participantes. A gravação aconteceu em dias alternados. Foram 24 participantes, sendo 12 eliminados na primeira fase. É feito as cegas, como o The Voice Brasil. Você tem 60 minutos para preparar a colher, leva para os jurados, que fazem os comentários e te dizem se fui escolhido ou não. Não posso dar detalhes sobre esta parte, já que está em contrato. Mas foi uma experiência incrível estar próximo de três grandes nomes da gastronomia, o Andre Mifano, o Claude Troisgros e o Felipe Bronze", conta.

Mesmo sem poder entrar em detalhes sobre a sua participação no programa, o chef dá dicas do que o telespectador assistirá. "A primeira colher que fiz foi um prato muito típico de Minas Gerais, todas as famílias comem no domingo, que você encontra em todos os lugares. Um dos mentores me perguntou porque eu fiz aquele prato, e não algo mais elaborado. Respondi que aquela era minha cozinha, estilo pé no chão, de raiz, já que trabalho com fogão a lenha e não poderia fazer algo diferente do que apresento para os meus clientes. Fui fiel o tempo todo à cultura de Minas e ao meu trabalho", diz.

ney ney

Trabalho

Ney conta que, assim como a produção do The Taste Brasil chegou a ele, sua proposta é de ensinar gastronomia, sem segredos, nas redes sociais. "Tenho uma preocupação em deixar todos bem interagidos com meu trabalho. Não há barreiras para a gastronomia, nem para quem está do outro lado assistindo e acompanhando a rede social. Tento deixar todos mais próximos, respondendo perguntas. Gosto de mostrar os ingredientes escolhidos, o pré-preparo e até a finalização. Todos são capazes de cozinhar. Hoje há uma barreira desses grandes chefs, que não são acessíveis. A minha é. Eu trabalho com fogão à lenha, resgatando nossas raízes. Isso me dá prazer", garante.

Além disto, o profissional revela que há outros projetos engatilhados para o futuro. "Tenho quatro vídeos gravados, para um canal no YouTube, que vou lançar no dia 17 deste mês. Mostro tudo, como acende o fogo, como manusear as trempes. As senhoras são meu público, e gosto de ter esse contato com elas", conclui.

ACESSA.com - Chef Ney Martins representa Minas Gerais no The Taste Brasil, da GNT