Comida di Buteco 2016 começa nesta sexta com 15 bares participantes

Lucas Soares
Repórter
13/04/2016

Começa nesta sexta-feira, 15 de abril, em todo o país, a edição 2016 do Comida di Buteco. Esta será a 6ª edição do concurso que elege o melhor "buteco" em Juiz de Fora. Ao todo, quinze bares estão na disputa pelo título, que teve o tema livre para criação dos petiscos. O evento é organizado pela Done Produtora e todos os estabelecimentos participantes valorizam a cozinha de raiz.

A grande novidade de 2016 é a eleição do melhor "buteco" do Brasil. No período do concurso, público e jurados das cidades visitarão e darão suas notas, premiando o melhor da cidade. Em junho, finalizadas todas as premiações locais, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 20 cidades, dará suas notas e será eleito o melhor do país. "A ideia é superar os 15 mil votos do ano passado, então, a expectativa é muito boa, principalmente com essa novidade do melhor boteco do Brasil. Os bares estão ansiosos, todos querendo ganhar, para concorrer ao prêmio nacional", comenta o produtor do concurso em Juiz de Fora, Toninho Simão.

O concurso

Cada bar participante criou um tira-gosto, com tema livre, para concorrer. O público e um corpo de jurados irão visitar os botecos, provar e votar, avaliando o petisco, (que leva 70% da nota) a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação, com notas de 1 a 10. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades e também do 1º Campeão Nacional.

Os "butecos"

Todos os bares selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como "espontâneos", que na prática, é aquele boteco em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e traz a identidade de seu proprietário. Confira, na galeria, os pratos preparados e os bares participantes.

Carne com Batatas Mar e Monte de Boteco Mineirinho Come Quieto Jaba Mineiro Chik Moelinha Trem Bão Picado Divino Frango Nu Ninho Sabor da Mistura PSabor de Minas Traça Tudo Delícia de Minas Tudo de Bom Mineirissima Enrroladinho Gostoso

ACESSA.com - Comida di Buteco 2016 come?a nesta sexta com 15 bares participantes