Pera ao vinho é sobremesa rápida e nutritiva A fruta é rica em fibras, vitaminas e minerais, enquanto a bebida estimula o sistema imunológico e reduz o colesterol. Sobremesa é ideal para o Dia das Mães

Clecius Campos
Repórter
7/5/2010

O Dia das Mães vai ficar mais gostoso com uma sobremesa rápida e nutritiva: a pera ao vinho. A dica é da nutricionista Joana Kamil, que salienta os benefícios à saúde proporcionados pelos ingredientes da receita.

"A pera é rica em fibras, ideais para a regulação intestinal, redutoras do risco de câncer de colo de útero e controladora do colesterol. A fruta tem antocianina, que previne doenças cardiovasculares, e conta ainda com as vitaminas A, C e do complexo B, boas para evitar a queda de cabelo e doenças de pele e nos dentes."

O vinho é rico em flavonóides, catequinas e resveratrol, nutrientes antioxidantes, que estimulam o sistema imunológico e reduzem o colesterol ruim. "A receita leva açúcar refinado, mas a quantidade por porção é pequena. Para quem quiser evitar as calorias, pode escolher o açúcar light ou um adoçante em pó."

Para acompanhar, Joana aconselha o creme de leite ou o iogurte natural. "A segunda opção é a mais saudável. O iogurte possui probióticos que mantêm a saúde intestinal e diminuem a intolerância à lactose."

Ingredientes
  • 4 peras pequenas
  • 300 mililitros de vinho tinto
  • 100 gramas de açúcar
  • Meia xícara de chá de água
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 4 cravos
  • Suco de meio limão
Passo a passo

O modo de preparo da sobremesa é bem simples. Com um descascador, tire a casca das peras e, com uma faca, remova o miolo pelo fundo, para que a fruta fique sem as sementes. Com o suco do limão, umedeça as peras. Assim elas não ficarão escuras. Em uma panela, ainda com o fogo desligado, despeje a água, o vinho, o açúcar, o cravo e a canela. Depois, coloque as peras e mantenha em fogo médio até ferver.

Foto do passo a passo Foto do passo a passo Foto do passo a passo

"A fervura é necessária para tirar o teor alcoólico do vinho. Assim que ferver, passe para o fogo baixo e deixe cozinhar por meia hora. A dica é mudar a posição das peras de dez em dez minutos. Quem quiser a fruta mais molinha, pode deixar cozinhar por mais tempo. A mistura vai virar uma calda caramelizada, mas não muito densa."

Foto do passo a passo Foto do passo a passo Foto do passo a passo

Depois dos 30 minutos, retire as peras cuidadosamente e deixe a calda cozinhar um pouco mais. Para montar o prato, coloque um pouco de creme de leite, ou iogurte, em uma vasilha de sobremesa. Depois disponha a pera e finalize com a calda. A receita rende quatro porções.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes