• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 25/8/2012

    A resposta para aproveitar o que já tem em casa é quiche

    QuicheSe você quer impressionar e, ao mesmo tempo economizar e não perder tempo, nossa coluna de hoje vai te salvar. A única regra é usar o que você tiver. Com uma massa simples e leve, que depois de assada fica bem crocante e amanteigada, o quiche pode ter vários recheios.

    Dá para aproveitar e dar um fim naqueles ingredientes que estão sobrando na geladeira. A quantidade de recheio nem é tão crucial e você consegue usar praticamente tudo: o brócolis que está perdido na gaveta, os legumes cozidos para o almoço, desfiar o que sobrou do frango assado, misturar com pedaços de queijos ou pegar o presunto que vai vencer em alguns dias. Aí vai do seu gosto...

    O creme de ovos é a base em qualquer quiche, que pode ir do mais conhecido, o clássico quiche lorraine, feito com bacon e queijo, a outros mais gourmet, como o de queijo brie e espinafre.

    Provavelmente, um dos pratos mais versáteis, o quiche pode ser tirado do forno e comido quente ou servido depois, gelado, com salada. A massa pode ser mais grossa ou mais fina e delicada. Funciona como prato principal ou entrada e ainda servido em festas e coquetéis, como aperitivos.

    Em mais ou menos quarenta e cinco minutos, a maioria no forno, com as quantidades fornecidas, você terá um prato para servir até seis pessoas.

    Quiche de alho poró com cebola

    Ingredientes

    - Para a massa

    • 1 ½ xícara de farinha de trigo
    • 75 gramas de manteiga gelada
    • ½ colher de sopa de sal
    • 2 a 3 colheres de sopa de água gelada

    - Para o recheio

    • 2 colheres de sopa de manteiga
    • 1 cebola cortada fina
    • ½ colher de sopa de tomilho desidratado
    • 1 alho poró cortado fino
    • ½ xicara de queijo ralado (muçarela , prato, parmesão ou gruyère)

    - Para o creme de ovos

    • 3 ovos
    • 300 ml de creme de leite
    • noz moscada, sal e pimenta do reino

    Passo a passo

    Escolhi o recheio de alho poró e cebola porque adoro a combinação dos dois, sobretudo, do sabor sutilmente adocicado quando salteados e depois assados. Mas vamos começar pela massa. Corte em cubos 75 gramas de manteiga gelada. Misture com ½ colher de sopa de sal e 1 ½ xícara de farinha de trigo até virar uma farofa. Acrescente de duas a três colheres de sopa de água gelada para dar o ponto. Não vai demorar muito para que a massa fique lisa e homogênea, sem despedaçar.

    Faça uma bola de massa, envolva em plástico e deixe na geladeira, por pelo menos 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180oC e vá preparando o recheio. Corte uma cebola grande em rodelas finas. Faça o mesmo com a parte mais branca do alho poró, depois de lavado.

    DICA: A parte verde mais escura e bem fibrosa, pode ser usada para fazer um caldo de legumes, se você não quiser jogar fora.

    Derreta duas colheres de manteiga em uma panela e, com ½ colher de sopa de tomilho desidratado, cozinhe a cebola até ficar macia. Adicione o alho poró e cozinhe por 10 minutos. Reserve. Rale uma xícara daquele queijo esquecido na geladeira. Pode ser muçarela, parmesão, prato, gruyère ou um pouco de cada. Em seguida, tire a massa da geladeira e forre uma forma, preferencialmente, de fundo removível. Leve para assar por 10 minutos ou até que as bordas fiquem levemente douradas.

    Fazer o creme de ovos é muito simples: bata três ovos com 300 ml de creme de leite. Depois adicione pimenta do reino, sal e noz moscada a gosto. Reserve.

    Retire a massa do forno e, por cima, coloque o recheio (alho poró e cebola), polvilhe o queijo e despeje o creme de ovos. Agora é só levar tudo ao forno por 20 minutos. Fica ótimo com uma salada de folhas e tomates. Aproveite e bom apetite!

    DICA: Se preferir uma versão mais saudável, você pode substituir a ½ xícara da farinha de trigo normal pela integral. Também fica uma delícia!

    1 1/2 xícara de farinha de trigo 75 gramas de manteiga gelada 1/2 colher de sopa de sal 2 a 3 colheres de sopa de água gelada 2 colheres de sopa de manteiga 1 cebola cortada fina 1/2 colher de sopa de tomilho desidratado 1 alho poró cortado fino  1/2 xicara de queijo ralado (muçarela , prato, parmesão ou gruyère) 3 ovos 300 ml de creme de leite noz moscada, sal e pimenta do reino Corte em cubos 75 gramas de manteiga gelada Misture com 1/2 colher de sopa de sal e 1 1/2 xícara de farinha de trigo até virar uma farofa Acrescente de duas a três colheres de sopa de água gelada para dar o ponto Faça uma bola de massa, envolva em plástico e deixe na geladeira, por pelo menos 15 minutos (Corte uma cebola grande em rodelas finas. Faça o mesmo com a parte mais branca do alho poró, depois de lavado) Derreta duas colheres de manteiga em uma panela cozinhe a cebola até ficar macia com 1/2 colher de sopa de tomilho desidratado, Adicione o alho poró e cozinhe por 10 minutos  Reserve Rale uma xícara daquele queijo esquecido na geladeira. Pode ser muçarela, parmesão, prato, gruyère ou um pouco de cada Em seguida, tire a massa da geladeira e forre uma forma, preferencialmente, de fundo removível. Leve para assar por 10 minutos ou até que as bordas fiquem levemente douradas Fazer o creme de ovos é muito simples: Bata três ovos com 300 ml de creme de leite. Depois adicione pimenta do reino, sal e noz moscada a gosto. Reserve. Retire a massa do forno e, por cima, coloque o recheio (alho poró e cebola), polvilhe o queijo e despeje o creme de ovos. Agora é só levar tudo ao forno por 20 minutos.


    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.