• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 19/10/2012

    Opção perfeita para lanche leve fica pronta em vinte minutos

    TortillaVocês repararam que os figos começaram a aparecer nas prateleiras de mercados e feiras? Corri logo para comprar e trazer essa receita surpreendente: figo fresco com mel, misturado ao inconfundível queijo gorgonzola e ao perfume do tomilho fresco para completar. É o equilíbrio do salgado com o doce. Tudo no ponto certo.

    É uma ótima sugestão para bruschetta - antepasto italiano que usa como base pão tostado, por exemplo. No dia em que comprei, estava com tanta fome que preferi algo para jantar, ainda que leve, mas que também saciasse. Um pouco de ricota não interfere nos outros sabores e arremata bem.

    Tortillas ou tortilhas são perfeitas para um lanchinho, ainda mais para quem não tiver muito tempo. São uma "mão na roda". Indispensável no México e bem difundidas mundo afora, essas "tortinhas" de farinha, comuns também feitas de milho, podem ser recheadas com o que a imaginação mandar. Enrolou a tortilha com o recheio e pronto. Rapidinho, em menos de 20 minutos, já temos um wrap feito do zero. Um não, seis.

    Sanduíche enrolado de figo com mel e gorgonzola

    Ingredientes

    • 2 xícaras de farinha de trigo
    • ½ colher de sopa de gordura vegetal
    • Pitada de fermento químico em pó
    • 1 colher de chá rasa de sal
    • ½ a ¾ de xícara de água morna
    • 3 figos frescos
    • 100 gramas de queijo gorgonzola
    • 200 gramas de ricota fresca
    • 4 colheres de sopa de mel
    • Tomilho fresco

    Passo a passo

    Vamos começar preparando os figos. Eu utilizo a proporção de meio figo para cada tortilha. Se você gostar muito, use mais, mas essa quantidade funciona. Corte os figos em seis fatias médias e disponha em um refratário. Por cima, distribua ramos de tomilho fresco e duas colheres de sopa de mel. Reserve.

    Para fazer seis tortilhas, junte duas xícaras de farinha de trigo, uma colher de chá rasa de sal e uma pitada generosa de fermento. Misture tudo e depois acrescente meia colher de sopa de gordura vegetal. Após misturar bem a gordura na farinha coloque, aos poucos, entre ½ a ¾ de xícara de água morna.

    • Primeira dica: A temperatura certa da água morna é mais para frio do que para quente.

    A massa deve desgrudar fácil da mão sem nem precisar sovar muito. É bem rápido. Se estiver grudando, a quantidade de água utilizada foi maior que a necessária. Acerte com mais farinha. Divida a massa em seis partes e, com um rolo, abra em discos. Faça o mais fino que puder, sem quebrar a massa. Como tem fermento, ela vai adquirir uma espessura maior depois.

    Ligue o forno em 240oC e leve o figo para assar por 7 a 10 minutos. O tempo necessário para que cozinhe e a água evapore, mas sem perder a consistência. Fique de olho enquanto vai preparando as tortilhas. Quem preferir mais praticidade, pode fazer também no microondas. Deixe de 30 a 45 segundos em potência media alta.

    Enquanto você vai abrindo os discos, pré-aqueça uma frigideira em fogo médio alto e vá colocando, um a um, os que já estão prontos. Depois de cozinhar um lado por mais ou menos um minuto, vire e cozinhe o lado oposto. Quando a tortilha começar a formar bolhas de ar, aperte suavemente para liberar o ar. Não aperte muito.

    • Segunda dica: Certifique-se de pré-aquecer a frigideira e que ela esteja bem quente quando colocar a tortilha. Frigideira fria é tortilha seca e dura.

    Passamos agora para o recheio. Lembre-se de dividir tudo aqui em seis porções. Esmigalhe 200 gramas de ricota fresca e recheie a tortilha. Pique em cubos pequenos 100 gramas de queijo gorgonzola e coloque por cima da ricota. Por último, depois de retirar do forno, coloque as fatias de figo na tortilha, acrescente tomilho debulhado e regue com um pouco das duas colheres de sopa de mel restante. Enrole e repita o processo até acabar todas. Sirva ainda morno, com mais mel se quiser.

    2 xícaras de farinha de trigo ½ colher de sopa de gordura vegetal Pitada de fermento químico em pó 1 colher de chá rasa de sal ½ a ¾ de xícara de água morna 3 figos frescos 100 gramas de queijo gorgonzola 200 gramas de ricota fresca 4 colheres de sopa de mel Tomilho fresco Vamos começar preparando os figos. Pode-se usar a proporção de meio figo para cada tortilha. Corte os figos em seis fatias médias e disponha em um refratário. Por cima, distribua ramos de tomilho fresco e duas colheres de sopa de mel. Reserve. Para fazer seis tortilhas, junte duas xícaras de farinha de trigo. uma colher de chá rasa de sal. e uma pitada generosa de fermento. Misture tudo e depois acrescente meia colher de sopa de gordura vegetal Após misturar bem a gordura na farinha coloque, aos poucos, entre ½ a ¾ de xícara de água morna. A temperatura certa da água morna é mais para frio do que para quente. A massa deve desgrudar fácil da mão sem nem precisar sovar muito. É bem rápido. Se estiver grudando, a quantidade de água utilizada foi maior que a necessária. Acerte com mais farinha. Divida a massa em seis partes e, com um rolo, abra em discos. Faça o mais fino que puder, sem quebrar a massa. Como tem fermento, ela vai adquirir uma espessura maior depois. Enquanto você vai abrindo os discos, pré-aqueça uma frigideira em fogo médio alto e vá colocando, um a um, os que já estão prontos. Depois de cozinhar um lado por mais ou menos um minuto, vire e cozinhe o lado oposto. Quando a tortilha começar a  formar bolhas de ar, aperte suavemente para liberar o ar. Não aperte muito. Esmigalhe 200 gramas de ricota fresca e recheie a tortilha. Pique em cubos pequenos 100 gramas de queijo gorgonzola e coloque por cima da ricota. Por último, depois de retirar do forno, coloque as fatias de figo (assado em forno em 240oC e leve o figo para assar por 7 a 10 minutos) na tortilha, acrescente tomilho debulhado e regue com um pouco das duas colheres de sopa de mel restante. Enrole e repita o processo até acabar todas. Sirva ainda morno, com mais mel se quiser.


    Nome do Colunista
    breve descricao da funcao/profissao do colunista e link pro curriculo
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.