Felipe Reis Felipe Reis 1º/11/2012

Com ares da França, um novo preparo para a paixão dos mineiros

GougeresQuem é que não gosta de pão de queijo recém-saído do forno? Eu, particularmente, acho trabalhoso fazer do zero e o resultado nem sempre é bom. Eis que descobri uma receita bem prática e tão gostosa quanto o nosso tradicional pão de queijo.

Gougères (pronúncia: gujérr) são pãezinhos crocantes de queijo, de origem francesa. São feitos da mesma massa - pâte à choux - que os éclairs (bombas), profiterólis e carolinas. A diferença é que se acrescenta queijo.

Você pode achar que é complicado fazer só porque é "francês", mas não se intimide. São fáceis e rápidos de fazer. Leva dez minutos para preparar e meia hora de forno. Um dos problemas mais comuns com esse tipo de massa é murchar depois. As causas geralmente são muito ovo ou não assar direito. Portanto, não use ovos muito grandes e asse até ficar completamente dourado.

Gougère (pão de queijo francês)

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de sal
  • Pitada de pimenta do reino e noz moscada
  • ¾ de xícara de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 a 1 ½ xícara de queijo gruyère

Passo a passo

Pré-aqueça o forno a 220°C.

Em uma panela, preferencialmente de fundo grosso, misture uma xícara de água, seis colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de sal, pitadas de pimenta do reino moída e noz moscada. Deixe em fogo médio até ferver. Desligue e jogue a farinha toda de uma vez mesmo. Mexa até que vire uma pasta.

Volte para o fogo e cozinhe, misturando por uns dois minutos. A massa vai começar a secar, virando uma bola lisa e firme, e a formar uma crosta no fundo da panela, se não for antiaderente. Retire novamente do forno e deixe esfriar um pouco. Bata quatro ovos e misture na massa, um de cada vez, até sumir completamente. A cada ovo fica um pouco mais demorado para incorporá-lo à massa. Bata rápido para evitar o cozimento do ovo e permitir que o ar entre bastante na massa. Quem preferir pode colocar na batedeira também.

Agora, acrescente uma xícara de queijo gruyère ralado. Pode ser um pouco mais também, mas guarde um pouco para colocar por cima depois. Usando um saco de confeiteiro ou duas colheres, faça pãezinhos com a massa em cima de uma forma coberta com papel manteiga. Dá para fazer mais ou menos duas dúzias.

DICA: Se quiser, misture um ovo com uma colher de sopa de água para para pincelar sob os gougères e deixá-los mais corados e brilhantes. Por último, salpique o queijo restante em cima da massa.

Asse por 20 minutos até crescer e começar a dourar. Depois abaixe a temperatura para 200°C e deixe até dourar completamente, por mais dez minutos.

É melhor comer quente, direto do forno. O que sobrar pode ser esquentado depois em forno baixo (180°C), de 7 a 10 minutos. Você pode recheá-lo ou usar fatiado em sanduíches ou fazer dele um mini-sanduíche com presunto parma, copa ou salame. Melhor ainda se acompanhado de um bom vinho e amigos.

1 xícara de água 6 colheres de sopa de manteiga 1 colher de chá de sal Pitada de pimenta do reino e noz moscada ¾ de xícara de farinha de trigo 4 ovos 1 a 1 ½ xícara de queijo gruyère Em uma panela, preferencialmente de fundo grosso, misture uma xícara de água, seis colheres de sopa de manteiga, uma colher de chá de sal, pitadas de pimenta do reino moída e noz moscada. Deixe em fogo médio até ferver. Desligue e jogue a farinha toda de uma vez mesmo. Mexa até que vire uma pasta. Volte para o fogo e cozinhe, misturando por uns dois minutos. A massa vai começar a secar, virando uma bola lisa e firme, e a formar uma crosta no fundo da panela, se não for antiaderente. Retire novamente do forno e deixe esfriar um pouco. Bata quatro ovos e misture na massa, um de cada vez, até sumir completamente. A cada ovo fica um pouco mais demorado para incorporá-lo à massa. Bata rápido para evitar o cozimento do ovo e permitir que o ar entre bastante na massa. Agora, acrescente uma xícara de queijo gruyère ralado. Pode ser um pouco mais também, mas guarde um pouco para colocar por cima depois. Usando um saco de confeiteiro ou duas colheres, faça pãezinhos com a massa em cima de uma forma coberta com papel manteiga. Dá para fazer mais ou menos duas dúzias. Asse por 20 minutos até crescer e começar a dourar. Depois abaixe a temperatura para 200°C e deixe até dourar completamente, por mais dez minutos. É melhor comer quente, direto do forno. Você pode recheá-lo ou usar fatiado em sanduíches ou fazer dele um mini-sanduíche.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Com ares da Fran?a, um novo preparo para a paix?o dos mineiros