Felipe Reis Felipe Reis 1º/12/2012

Macarronada fácil para deixar até a nonna de pernas para o ar

Pasta ArraganataOi, pessoal! Vocês querem praticidade? Então, mais uma vez, trago uma receita com poucos ingredientes, rápida - pelo menos nos cinco minutos de preparo antes de ir ao forno - e que não vai encher a pia de louça para lavar. Uma travessa, uma faca, um garfo e, no final, uma massa assada, que é só sabor.

Falou em macarrão, pensou Itália. Com a parte italiana da família, aprendi a amar uma boa macarronada. Alguém resiste? Se for fácil de fazer, aí que não tem desculpa. Nem para os mais preguiçosos ou quem não passa tanto pela cozinha.

Especialidade da Costa Amalfitana, na Itália, a Pasta Arraganata é uma "macarronada" básica e assada, feita com o macarrão cru, manjericão e tomate do tipo San Marzano – tomate mais alongado, suculento, com baixa acidez e com fama de ser o melhor do mundo.

Como nunca vi esse tomate por aqui, pesquisei uma substituição que aproximasse ao máximo, já que cada tipo de tomate tem sabores diferentes, e descobri o parentesco do San Marzano com o Roma ou italiano, que é fácil de encontrar. Prefira este tipo de tomate, mas se não encontrar ou preferir, use o tomate comum.

Já que o macarrão vai ser cozido no forno, lembre-se que os tomates serão a "água". Então, escolha aqueles bem maduros e cheios de suco. Uma proporção normal de massa crua por pessoa varia de 80 a 100 gramas, então, essa receita servirá entre cinco a seis pratos.

Ah! A receita tradicional não usa cogumelo. É opcional. Eu usei e se fosse você usaria também.

Pasta Arraganta (adaptada)

Ingredientes

  • 500 gramas de spaghetti
  • 2 quilos de tomate italiano
  • 25 gramas de cogumelo funghi secchi
  • 150 gramas de queijo parmesão ralado
  • Azeite extra virgem a gosto
  • Sal a gosto
  • Folhas de manjericão a gosto

Passo a passo

Se você seguiu meu conselho e vai usar cogumelo, comece preparando-os, colocando um punhado generoso deles (25 gramas) em mais ou menos ¼ de xícara de água morna. DICA: Para dar aquele toque especial substitua a água pela mesma quantidade de vinho branco seco, em temperatura ambiente.

Enquanto o funghi secchi hidrata, retire a parte de cima de cerca de dois quilos de tomate italiano e corte-os ao meio. Pré-aqueça o forno a 200º C .

Regue com azeite extra virgem o fundo de uma travessa grande que possa ser levada ao forno. Faça uma camada de tomates com a pele voltada para baixo. Seja generoso. Quanto mais tomate, mais suco e mais chance do macarrão ser cozido corretamente. Coloque, por cima dos tomates, uma quantidade abundante de queijo parmesão (cerca de 50 gramas), uma pitada generosa de sal, folhas de manjericão e mais ou menos metade do cogumelo hidratado.

MAIS DICA: Não jogue fora a água ou o vinho que usou para hidratar o cogumelo. Aproveitaremos depois.

Cubra com metade do macarrão do tipo espaguete (250 gramas) cortado ao meio. Em seguida, coloque os ingredientes na seguinte ordem: mais parmesão (50 gramas), o restante do funghi secchi, a outra metade do macarrão (250 gramas), outra boa pitada de sal, manjericão e azeite.

Cubra com o restante dos tomates com a polpa para baixo. Aperte para ajudar a soltar um pouco do suco. Coloque o restante do queijo (50 gramas), sal, outra boa regada com o azeite, manjericão e o caldo dos cogumelos. Asse por meia hora. Passado este tempo, retire do forno e transfira os tomates de cima para um prato. Com um garfo, misture a massa, que ainda estará bem crua e quebrará um pouco. Retorne os tomates da mesma maneira, ou seja, com a polpa para baixo. Aperte novamente para liberar mais suco.

IMPORTANTE: Evite deixar espaço entre os tomates. Isso assegura o cozimento perfeito e impede o ressecamento da massa.

Volte ao forno por outra meia hora ou até estar cozido. Coma quente, morno, gelado ou no dia seguinte. É bom de qualquer jeito.

500 gramas de spaghetti; 2 quilos de tomate italiano; 25 gramas de cogumelo funghi secchi; 150 gramas de queijo parmesão ralado; Azeite extra virgem a gosto; Sal a gosto; Folhas de manjericão a gosto. Comece preparando os cogumelos, colocando um punhado generoso deles (25 gramas) em mais ou menos ¼ de xícara de água morna. Enquanto o funghi secchi hidrata, retire a parte de cima de cerca de dois quilos de tomate italiano e corte-os ao meio. Regue com azeite extra virgem o fundo de uma travessa grande que possa ser levada ao forno, que deve estar pré-aquecido a 200º. Coloque, por cima dos tomates, uma quantidade abundante de queijo parmesão (cerca de 50 gramas), uma pitada generosa de sal, folhas de manjericão e mais ou menos metade do cogumelo hidratado. Cubra com metade do macarrão do tipo espaguete (250 gramas) cortado ao meio. Em seguida, coloque os ingredientes na seguinte ordem: mais parmesão (50 gramas). O restante do funghi secchi A outra metade do macarrão (250 gramas) Outra boa pitada de sal Manjericão e azeite Cubra com o restante dos tomates com a polpa para baixo. Aperte para ajudar a soltar um pouco do suco. Coloque o restante do queijo (50 gramas), sal, outra boa regada com o azeite, manjericão e o caldo dos cogumelos Asse por meia hora. Passado este tempo, retire do forno e transfira os tomates de cima para um prato. Com um garfo, misture a massa, que ainda estará bem crua e quebrará um pouco. Retorne os tomates da mesma maneira, ou seja, com a polpa para baixo. Aperte novamente para liberar mais suco. Volte ao forno por outra meia hora ou até estar cozido. Coma quente, morno, gelado ou no dia seguinte. É bom de qualquer jeito.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Macarronada f?cil para deixar at? a nonna de pernas para o ar