• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 15/12/2012

    Costela com molho balsâmico é alternativa para a ceia natalina

    Costela com molho balsâmicoO clima de Natal chegou até nossa coluna. Que tal tentar algo diferente desta vez? E o melhor: em uma opção que não dá trabalho, é perfeita se você não tem uma grande ceia planejada e é bem mais rápida que o tradicional peru. Sei que não estou sozinho nessa... Afinal, asar um peru inteiro pode intimidar um pouco.

    A carne de porco, cheia de sabor, combina bem com essa época. Escolhi fazer costela com molho de morango balsâmico, mas você pode fazer com bisteca ou filé, se preferir. O molho complementa o adocicado natural da carne e ainda ajuda a trazer no prato, com o morango, as cores do Natal.

    Experimente a receita e construa mais um momento especial, seja na ceia ou no almoço de Natal. Não perca tempo na cozinha e aproveite com família e amigos.

    Costela com molho de morango balsâmico

    Ingredientes

    • 250 gramas de morangos;
    • 1/4 de xícara (60ml) de aceto balsâmico;
    • 2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro;
    • 1 quilo de costela suína desossada;
    • 2 colheres de sopa de azeite;
    • 1/4 de xícara (60ml) de caldo de legumes;
    • Pimenta do reino moída e sal grosso a gosto.

    Passo a Passo

    Pré-aqueça o forno a 200°C. Começaremos deixando o morango marinando para fazer o molho que acompanhará a carne. Corte-os ao meio e misture 1/4 de xícara, cerca de 60ml, de aceto balsâmico e duas colheres de chá de açúcar de confeiteiro.

    DICA: Usar o açúcar de confeiteiro já é uma dica. Além de ser "menos doce" que o açúcar normal, ele é mais fino. A textura e seu efeito engrossador se assemelham ao do amido de milho. Na falta, substitua por açúcar refinado, mas para que não fique doce, utilize apenas uma colher de chá para ajudar a engrossar o molho.

    Tempere um quilo de costela de porco com pimenta do reino moída e sal grosso a gosto.

    DICA PARA VIDA TODA: Em qualquer corte de carne que tenha uma capa de gordura, como a costela, faça cortes até chegar na carne. Esse procedimento garante uma carne mais saborosa, já que o tempero chegará nela e garante o cozimento completo. Quando vai ao fogo, a gordura encolhe. Se estiver inteira, enverga a carne, deixando o cozimento irregular. No ponto em contato com a panela, fica mais seca e pode ficar crua no lugar que a gordura faz levantar.

    Aqueça duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira e, quando estiver bem quente, coloque a costela, primeiro com a gordura virada para baixo. Você pode fazer a peça inteira ou dividir em porções menores já, individuais se for o caso. A quantidade de um quilo serve quatro ou até cinco pessoas, dependendo do acompanhamento.

    Depois de selar um lado, entre cinco a sete minutos, em fogo médio alto, vire e faça o mesmo do outro lado. Após isso, transfira para o forno. Passados dez minutos, retire. Transfira para um prato e cubra com papel alumínio, lado fosco para fora. Deixe descansar por cinco minutos.

    Continuando o molho, em fogo médio, acrescente o caldo de legumes na frigideira – essa técnica de dissolver o resíduo de carnes ou legumes em líquido é conhecida como deglaçar. Deixe ferver e acrescente a mistura feita com os morangos. Abaixe o fogo e deixe engrossar. Tempere com sal e pimenta se preferir. Corte a carne e distribua o molho por cima. Se quiser, use manjericão. Sirva com uma salada de folhas verdes, aproveitando o molho para a salada. Acompanhe com batatas rústicas, assadas ou purê.

    Feliz Natal!

    250 gramas de morangos; 1/4 de xícara (60ml) de aceto balsâmico; 2 colheres de chá de açúcar de confeiteiro; 1 quilo de costela suína desossada; 2 colheres de sopa de azeite; 1/4 de xícara (60ml) de caldo de legumes; Pimenta do reino moída e sal grosso a gosto. Pré-aqueça o forno a 200°C. Começaremos deixando o morango marinando para fazer o molho que acompanhará a carne. Corte-os ao meio e misture 1/4 de xícara, cerca de 60ml, de aceto balsâmico. e duas colheres de chá de açúcar de confeiteiro. Tempere um quilo de costela de porco com pimenta do reino moída e sal grosso a gosto. Aqueça duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira e, quando estiver bem quente, coloque a costela, primeiro com a gordura virada para baixo. Você pode fazer a peça inteira ou dividir em porções menores já, individuais se for o caso. Depois de selar um lado, entre cinco a sete minutos, em fogo médio alto, vire e faça o mesmo do outro lado. Após isso, transfira para o forno. Passados dez minutos, retire. Transfira para um prato e cubra com papel alumínio, lado fosco para fora. Deixe descansar por cinco minutos. Continuando o molho, em fogo médio, acrescente o caldo de legumes na frigideira. Deixe ferver e acrescente a mistura feita com os morangos. Abaixe o fogo e deixe engrossar. Tempere com sal e pimenta se preferir. Corte a carne e distribua o molho por cima. Se quiser, use manjericão. Sirva com uma salada de folhas verdes, aproveitando o molho para a salada. Acompanhe com batatas rústicas, assadas ou purê.


    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.