Felipe Reis Felipe Reis 24/08/2013

Crie versão de sobremesa italiana com resultado surpreendente

panacotaPanna cotta - no seu jeito mais italiano de ser - ou apenas panacota, significa "nata cozida" e é uma daquelas sobremesas de preparo sem complicação. À base de creme de leite aromatizado com baunilha, cítricos e mel, ela é servida gelada com qualquer tipo de geleia ou calda que se pode imaginar.

Tradicionalmente utiliza-se um purê de frutas vermelhas para a calda, mas hoje vamos levar a sobremesa a um resultado bem mineiro. A proposta é usar geleia de goiaba e substituir o creme de leite, por uma combinação de iogurte e doce de leite. Quem não vai querer?

Fica pronto rapidinho, em menos de 15 minutos. O que demora mais é esperar as quatro porções de panacota firmarem na geladeira, no mínimo por duas horas. Vamos começar logo então!

Panacota de Mineiro

Ingredientes

  • 1/8 de xícara de água
  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
  • 240 ml de iogurte grego ou desnatado
  • 1 xícara de leite
  • 4-5 colheres de sopa de doce de leite
  • Geleia de goiaba para servir

Passo a Passo

Coloque 1/8 de xícara de água em uma tigela pequena e misture uma colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor. Espere amolecer, por cerca de dez minutos.

Em uma tigela grande, misture 240 ml de iogurte grego ou desnatado, 1/2 xícara de leite e de quatro a cinco colheres de doce de leite. Dica: Se você preferir o iogurte desnatado, use as cinco colheres de doce de leite. O iogurte grego já vem adoçado. Nesse caso, quatro colheres já bastam.

Leve a outra ½ xícara de leite para ferver. Acrescente a gelatina amolecida e mexa até que se dissolva. Em seguida, retire do fogo e bata-o na mistura de iogurte. Transfira a mistura para quatro copos ou ramekins e leve à geladeira para firmar, por pelo menos duas horas. Se for deixar de um dia para o outro, cubra os copos com filme plástico.

Retire sua panacota da geladeira uns 10 minutos antes de servir e cubra com uma boa colherada de geleia.

Dica: A geleia pode ser feita levando ao fogo baixo goiabada picadinha com um pouco de água, até dissolver e virar uma mistura homogênea.

1/8 de xícara de água 1 colher de sopa de gelatina sem sabor 240 ml de iogurte grego ou desnatado 1 xícara de leite 4-5 colheres de sopa de doce de leite Geleia de goiaba para servir Coloque 1/8 de xícara de água em uma tigela pequena e misture uma colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor. Espere amolecer, por cerca de 10 minutos. Em uma tigela grande, misture 240 ml de iogurte grego ou desnatado, 1/2 xícara de leite e de quatro a cinco colheres de doce de leite. Dica: Se você preferir o iogurte desnatado, use as cinco colheres de doce de leite. O iogurte grego já vem adoçado. Nesse caso, quatro colheres já bastam. Em uma tigela grande, misture 240 ml de iogurte grego ou desnatado, 1/2 xícara de leite e de quatro a cinco colheres de doce de leite. Dica: Se você preferir o iogurte desnatado, use as cinco colheres de doce de leite. O iogurte grego já vem adoçado. Nesse caso, quatro colheres já bastam. Leve a outra ½  xícara de leite para ferver.  Acrescente a gelatina amolecida e mexa até que se dissolva. Em seguida, retire do fogo e bata-o na mistura de iogurte. Transfira a mistura para quatro copos ou ramekins e leve à geladeira para firmar, por pelo menos duas horas. Se for deixar de um dia para o outro, cubra os copos com filme plástico. Transfira a mistura para quatro copos ou ramekins e leve à geladeira para firmar, por pelo menos duas horas. Se for deixar de um dia para o outro, cubra os copos com filme plástico. Retire sua panacota da geladeira uns 10 minutos antes de servir e cubra com uma boa colherada de geleia. Dica: A geleia pode ser feita levando ao fogo baixo goiabada picadinha com um pouco de água, até dissolver e virar uma mistura homogênea.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.