Felipe Reis Felipe Reis 6/9/2013

Encha seu grão-de-bico de sabor

graoTodos prontos para a nossa coluna de hoje? Dessa vez, nossa estrela será ele, que na cultura árabe é conhecido como o "grão da felicidade", o grão-de-bico. E para quem nunca preparou o grão, ao longo da coluna vocês vão pegar algumas dicas para acertar na hora de fazer, mesmo que seja em seu modo mais tradicional.

Lá vai a primeira: o cozimento lento é o que deixa o grão bem macio e sem o risco de ficar indigesto. Então, já fique sabendo que será preciso um pouco de paciência. Ah! Vamos precisar também de uma caçarola com tampa e resistente ao forno convencional.

Eu falei que não dá para ter pressa para preparar o Grão-de-bico do Mediterrâneo, nossa receita de hoje. Isso, por que, além das três horas de paciência no forno, os grãos precisam ficar de molho em muita água de um dia para o outro, até o volume duplicar. E coloque mesmo bastante água, pois o grão-de-bico vai sugar muito dela.

Outra dica: sempre deixar de molho o grão-de-bico antes de cozinhá-lo.

Para 500 gramas de grão seco, use 1,5 litros de água. Essa quantidade rende seis porções.

Depois de hidratados - e quanto mais hidratados, melhor -, lave em água corrente, escorra e seu grão estará pronto para a próxima etapa.

Para quem quiser desistir aqui – o que eu desaconselho, por que o Grão-de-bico do Mediterrâneo é bem simples e vale a pena a tentativa -, pode fazer o preparo express em 25 a 30 minutos de panela de pressão.

O grão-de-bico pode ser coado e reutilizado em currys ou no preparo de hummus – pasta feita com o grão processado.

Grão-de-bico do Mediterrâneo

  • 500gr grão-de-bico
  • 1 cebola roxa picada
  • ¼ de xícara de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 tomates
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 litro de água fervente

Passo a Passo

Após ter hidratado os grãos, como explicado ali em cima, pré-aqueça o forno a 180 C.

Em uma caçarola coloque uma cebola roxa picada e regue ¼ de xícara de azeite.

Cubra com o grão-de-bico.

Em seguida, pique dois tomates em rodelas médias e disponha sobre o grão-de-bico.

Agora, adicione água fervente até cobrir os grãos, sem encostar nos tomates. Tempere com uma colher de chá de orégano, sal e pimenta a gosto.

Cubra com a tampa e leve ao forno para cozinhar por três horas.

Sirva morno ou em temperatura ambiente, colocando o tomate em todas as porções.

Se quiser, tempere com suco de limão.

Espero que gostem!

500gr grão-de-bico 1 cebola roxa picada ¼ de xícara de azeite Sal e pimenta a gosto 2 tomates 1 colher de chá de orégano 1 litro de água fervente Após ter hidratado os grãos, como explicado ali em cima, pré-aqueça o forno a 180 C. Em uma caçarola coloque uma cebola roxa picada Regue ¼ de xícara de azeite Cubra com o grão-de-bico Em seguida, pique dois tomates em rodelas médias Disponha sobre o grão-de-bico Adicione água fervente até cobrir os grãos, sem encostar nos tomates Tempere com uma colher de chá de orégano, sal e pimenta a gosto. Cubra com a tampa e leve ao forno para cozinhar por três horas Sirva morno ou em temperatura ambiente, colocando o tomate em todas as porções

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Encha seu gr?o-de-bico de sabor