Quarta-feira, 16 de março de 2011, atualizada às 19h27

Estudantes de Engenharia Mecânica da UFSJ desenvolvem carro para competição de bugues

Jorge Júnior
Repórter

A equipe Komiketo, formada por dezessete estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), orientados por dois professores, desenvolveu um Baja Buggi, para participar da 17ª Competição Baja SAE Brasil, dos dias 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, na cidade de Piracicaba – SP.

Segundo um dos integrantes do grupo, Lucas Brück, o carro foi produzido no meio do ano passado, de acordo com as normas da Sociedade de Engenheiros Automotivos (Society of Automotive Engineers - SAE). Em janeiro deste ano, o projeto foi finalizado. "Agora estamos nas fases dos testes."

A montagem do carro é um desafio, porque todo o projeto do Baja é feito pelos estudantes. "É uma produção que envolve análise." A fabricação das peças é o principal empecilho. "Nós não podemos usar peças de outros carros, só as que nós fazemos."

baja baja

Para a elaboração do veículo, que é avaliado em cerca de R$ 50 mil, foi usado aço mil, alumínio aeronáutico e resinas para borrachas. Os universitários conseguem apoio da faculdade e de empresas privadas localizadas em São Paulo. A equipe, dividida em setores (suspensão, direção, transmissão, chassi, frenagem e segurança), trabalha sempre unida com o objetivo de fazer o melhor carro, com o conhecimento adquirido dentro e fora das salas de aula.

Competição

O Baja SAE é um desafio destinado aos estudantes de engenharia de todo Brasil. O projeto tem o objetivo de ampliar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No evento, é avaliado os dados técnicos do veículo e o desenvolvimento na corrida.

No ano passado, a KomeKieto conquistou o título de melhor equipe estreante na competição SAE Brasil - etapa Sudeste Fiat. De acordo com Bürck, este ano, eles querem ficar entre os dez colocados e evoluir no processo. "Como iniciamos a pouco tempo, precisamos de um boa colocação para destacarmos na competição, para participar de competições internacionais."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken