Quinta-feira, 9 de junho de 2011, atualizada às 17h50

Projeto para as obras do Parque Tecnológico da UFJF deve ser finalizado no final de junho

Jorge Júnior
Repórter

O projeto para as obras do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deve ser finalizado até o final de junho. É o que afirma o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da instituição, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia. Segundo ele, o trabalho está em fase de finalização. "Assim que concluirmos o serviço, vamos iniciar a criação do edital para o processo licitatório, que vai escolher a empresa responsável por preparar o terreno." A previsão era que o serviço fosse concluído em abril deste ano.

Garcia conta que o conceito urbanístico do parque está sendo pensando com uma proposta moderna. "Desejamos que seja uma explosão no desenvolvimento econômico, social e ambiental para a região e também para o Brasil", destaca. Segundo o secretário, a planta já está concebida. A construção vai ser realizada em um terreno de um milhão de metros quadrados, localizado a 700 metros da BR-040, próximo ao acesso a Torreões.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) empenhará recurso de R$ 1,5 milhão para o projeto de edificações e mais R$ 3,15 milhões para projetos complementares para o funcionamento do parque, como o estudo jurídico, o modelo jurídico e o plano de negócios. Após construído, o parque integrará o Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológico (RIT) da Secretaria Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

 

Apoio da população

Nesta quinta-feira, 9 de junho, uma reunião foi realizada com empresários da cidade para apresentar o projeto. Garcia destaca que o apoio da população é fundamental para que a obra seja concebida. "A visão da sociedade, com ideias e sugestões, é de grande valia. Na verdade, esta construção não é da UFJF, mas de todos os juiz-foranos." Garcia, diz ainda, que o apoio dará respaldo para buscar parcerias nos órgãos Federais e Estaduais.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken