Segunda-feira, 29 de abril de 2013, atualizada às 18h25

Confirmada a primeira morte por dengue em 2013 em JF


Da Redação
Mosquito da Dengue

A primeira morte ocasionada pela dengue em Juiz de Fora, no ano de 2013, aconteceu no último domingo, 28 de abril. Uma nota divulgada pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, 29, afirma que o óbito foi ocasionado por complicações da dengue.

A vítima é uma mulher de 42 anos, que residia no bairro São Pedro, na Cidade Alta, e estava internada no Hospital Albert Sabin desde o dia 15 de abril. O caso foi confirmado por meio de exame sorológico realizado no dia 16 deste mês.

Soldados do Exército iniciam treinamento para combate à dengue

Soldados do Exército tiveram, nesta segunda-feira, 29, o primeiro dia de treinamento para atuar junto aos agentes no combate à dengue. As aulas acontecem no quartel da 4ª Brigada de Infantaria Militar de Infantaria Leve de Montanha. O treinamento é composto por duas fases. A primeira consta de um conjunto de palestras, abrangendo a parte teórica, através da qual os soldados entram em contato com informações e esclarecimentos sobre o vetor transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti, suas fases evolutivas, focos e locais preferidos para a postura de ovos e criação da larvas. Os militares têm, ainda, a oportunidade de conhecer os sintomas, tipos de vírus, sua formas e hábitos.

Na quinta-feira, 2 de maio, os alunos entrarão em campo para conhecer as atividades e ações dos agentes de endemias durante o trabalho de bloqueio e tratamento focal. A partir da segunda-feira, 6, eles irão atuar, por três meses, em todos os bairros da Região Nordeste da cidade, como Grama, Filgueiras, Granjas Betânia, Recanto dos Lagos, Jardim Emaús e Parque Independência, num total de 21 comunidades.

A iniciativa representa uma parceria entre o município de Juiz de Fora, por intermédio da Secretaria de Saúde, Ministério da Defesa, representado pela 4ª Brigada de Infantaria Militar e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais .

ACESSA.com - Confirmada a primeira morte por dengue em 2013 em JF