Terça-feira, 12 de agosto de 2014, atualizada às 12h32

Acessório promete carregar bateria de diversos celulares pelo ar

Uma empresa de tecnologia americana promete colocar no mercado um produto que vai carregar a bateria de diversos equipamentos eletrônicos pelo ar, sem a necessidade de tocar ou se aproximar dos dispositivos. O uBeam funciona de forma semelhante a um roteador Wi-Fi, mas em vez de internet, ele transmite energia em forma de ondas sonoras.

O dispositivo converte eletricidade em som e a espalha pelo ar através de ultrassom. Um receptor capta as ondas sonoras e as transforma, novamente, como eletricidade, carregando assim todos os dispositivos presentes no cômodo. O dispositivo não é capaz de transmitir através de paredes. Como a frequência usada é ultrassônica, os ouvidos humanos não são capazes de ouvir.

A empresa anunciou na última semana que o primeiro protótipo do produto está pronto para ser lançado no mercado. Os carregadores possuem 5 mm de espessura e podem ser apoiados na parede. Já os receptores podem ser acoplados em telefones ou outros dispositivos.

A expectativa é que a tecnologia do uBeam chegue nas lojas dentro de dois anos. A empresa tem em mente duas versões distintas: uma com menor capacidade, para residências, e outra maior destinada a locais com muitas pessoas, como salões de conferência e aeroportos. Além de tornar os carregadores obsoletos, outra vantagem do uBeam é poder dispensar adaptadores para tomadas de padrões diferentes.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.