Com fim próximo, usuários contam porque ficaram até o final no Orkut

Serviço sairá do ar na terça-feira, 30 de setembro

Lucas Soares
Repórter
28/09/2014

Foram 10 anos de vida, mas o Orkut vai sair do ar na terça-feira, 30 de setembro. A rede social do Google, que conquistou as gerações nascidas nas décadas de 1980 e 1990 e foi a mais popular do mundo até 2011, deixará uma nostalgia para os usuários.

As comunidades, local onde usuários criavam tópicos de discussão, talvez seja o serviço que mais vai deixar saudade. "As comunidades eram o ponto alto do Orkut. Os grupos do Facebook não são a mesma coisa. Acho que, mesmo não participando ativamente delas, eu sinto que criei um vínculo, é algo difícil de se explicar", conta o estudante Igor Patrocínio, 23.

Mesmo com redes sociais mais populares, há pessoas que ainda preferem usar o Orkut. Esse não é o caso da maquiadora Márcia Lopes, 28, que utiliza também o Facebook, mas garante ter amigos que só estão na rede do Google. "Uso pouco, mas às vezes ainda entro porque existem contatos que só tenho lá. Tem também algumas fotos antigas minhas e de amigos que é sempre bom ver", comenta.

Há também usuários que não deixaram o Orkut por terem boas recordações da rede social. "Um grupo do qual faço parte, Prazeres Amélie Poulain, sempre teve coisas muito legais. Por exemplo, as pessoas deixavam o endereço para que os outros enviassem cartas... Tinha um tópico legal onde as pessoas deveriam visitar o perfil acima e falar o que a pessoa tinha de bom, entre várias outras interações", diz a publicitária Victoria Freitas, 25. 

Backup de dados

Com o fim próximo, quem ainda não realizou um backup dos dados e quer guardá-los, é possível que isso seja feito até o dia do fechamento. No entanto, segundo o Google, é recomendado que essas medidas sejam tomadas o quanto antes possível, sob risco da alta demanda de pedidos acabar retirando o serviço do ar, o que já aconteceu após o anúncio de descontinuação do Orkut. Veja as dicas.

1) Recupere a sua senha:

Antes de fazer o backup de fotos, posts e outras informações, o usuário pode sentir vontade de fazer sua última visita ao Orkut. O problema é que muitos não acessam a rede social há muito tempo e até já se esqueceram a senha. Mas é possível recupera-la através do próprio site do Orkut.

2) Não lembra seu ID?

Está com problemas para lembrar seu ID ou e-mail cadastrado para entrar no Orkut? Você vai precisar de que um amigo lhe diga qual e-mail usado. No entanto, a maioria das pessoas utiliza o mesmo ID utilizado para acessar o Gmail.

3) Faça backup dos seus dados:

Para resgatar todas as informações contidas no Orkut, como listas de amigos, depoimentos, recados, fotos e muito mais, é preciso usar uma ferramenta chamada Google Takeout. Ela faz o backup dos sites do gigante das buscas, inclusive o do Orkut.

4) Exporte seus álbuns de fotos para o Google+:

O usuário poderá ainda transferir os álbuns de fotos para Google+. Para isso, ele tem que ter o mesmo e-mail de cadastro nas duas contas – Orkut e Google Plus – ou criar um novo perfil no Google+.

5) Baixe seus vídeos:

Para baixar os vídeos que estão no Orkut, o membro da rede social terá a ajuda de uma série de programas, sites e plugins que permitem o download de vídeos do YouTube. Diferente do Facebook, que armazena vídeos e fotos na plataforma, a condição para visualizar vídeos lá é que eles estejam previamente disponíveis no YouTube. Portanto, há uma série de programas disponíveis na internet para baixar esses vídeos.

6) Saiba o que vai acontecer com as comunidades:

O gigante de buscas informou que pretende manter um arquivo público com todas as comunidades e discussões. Segundo o Google, o arquivo será criado no dia 30 de setembro deste ano, data que marca o fim do Orkut. Serão adicionadas ao arquivo somente as comunidades públicas – ou seja, aquelas que podem ser vistas por qualquer membro e estejam acessíveis via Internet.

Os donos de comunidades podem alterar estas opções à vontade para garantir que elas sejam ou não incluídas neste arquivo até o fim do ano.

7) Convide amigos do Orkut para o Google+:

Para não perder o contato com amigos que estavam no Orkut, é fácil convidá-las para o seu Google+ por meio dos famosos recados/scraps.

8) Conecte suas comunidades do Orkut ao Google+:

Quer salvar as comunidades que fizeram sucesso no Orkut? Para manter uma comunidade, o usuário terá que convidar os membros para o Google+, rede social do Google que não tem previsão de acabar.

9) Conecte seu perfil do Orkut ao Google+:

Conectar o perfil do Orkut ao Google+ pode ajudar nessa migração. Ao realizar esse procedimento, seu nome, foto e posts do Google+ irão aparecer no perfil do Orkut, facilitando para que os amigos antigos te adicionem em seus círculos.

Com informações do TechTudo.

ACESSA.com - Com fim pr?ximo, usu?rios contam porque ficaram at? o final no Orkut