Adilson Almeida Adilson Almeida 18/5/2011

Twitter, o que é e como usar?

Imagem do TwitterPrimeiramente o que é o Twitter? Twitter é uma rede social (leia meus artigos sobre redes sociais aqui e aqui) e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets".

Parece bobo, mas é super legal, pois você fica atualizado no que o seu amigo está fazendo, o que ele está lendo e o que ele pretende fazer.

Por lá, encontramos muitas frases do tipo "Indo a academia", "Estudando cálculo", "Leia o artigo do Adilson Almeida no Portal ACESSA.com", "Acidente mata 320 pessoas em uma colisão na Marginal Tietê" e assim vai.

O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre "ligando" o consumidor a uma página, onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido.

E como usar o Twitter? É muito simples, para alguns, simples demais.

O primeiro passo é se cadastrar. É fácil e rápido. Uma sugestão na criação de sua conta é colocar um nome muito simples, dessa forma as pessoas não terão dificuldades em te encontrar na rede.

Após a criação da conta é só começar a "twittar". Para isso, basta elaborar uma frase de até 140 caracteres, podendo falar de qualquer coisa, contar uma piada, o que está fazendo, o que está pensando, o que vai fazer, o que está lendo e assim em diante.

Quando estiver lendo um artigo ou uma matéria na internet, achar interessante e quiser compartilhar com seus seguidores, basta procurar o botão com "twitte", como esse que tem nessa página em cima da minha foto, e clicar nele para "twittar". A grande maioria dos sites possui essa integração com o Twitter, permitindo a seu visitante divulgar seu conteúdo na rede social.

O Twitter possui algumas ferramentas que, com o tempo, você passará a utilizá-las.

Retwitte (RT)

O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a sua lista seguidores, dando crédito a seu autor original. Na página de início do site existe um botão chamado retwittear, que faz o envio automático da mensagem para todos seus seguidores.

Twitter List

Twitter List é um recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.

Trending Topics

Os Trending Topics ou TTs são uma lista, em tempo real, dos nomes mais postados no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as hashtags (#), será explicado mais a frente, e nomes próprios.

O recurso de Trending Topics usa por padrão a abrangência total (worldwide), mas também é possível filtrar por países como Argentina, Australia, Brasil, Canada, Estados Unidos, Italia, Alemanha, Espanha, Reino Unido e outros, ou cidades como Boston, Londres, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo e outras.

Hashtags (#)

É um recurso utilizado como uma chave de pesquisa. Pode ser usado por qualquer usuário do Twitter. Para usar uma hashtag basta adicionar, antes de uma palavra, o sinal #. Ex: #JuizdeFora, #Acessa, entre outros.

Em uma outra oportunidade, darei continuidade a esse assunto aqui em minha coluna, mas, por hora, em caso de qualquer dúvida, podem me mandar uma mensagem que responderei a todas.


Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.