Torta salgada de iogurte é opçâo para o card?pio do feriado

Por

Torta salgada de iogurte é opção para o cardápio do feriadoQuem ensina a receita é a professora de culinária Cida Gomes.
Ela garante que o prato agrada a todos os paladares

Daniele Gruppi
30/4/2009

Econômica, prática e saborosa. É assim que a torta salgada de iogurte pode ser descrita. Quem ensina a prepará-la é a professora de culinária, Cida Gomes. Ela ganhou a receita de um amigo e desde então ensina para as alunas, faz para encomendas e para degustação da família. Ela garante que a repercussão é sempre positiva. "Todos adoram!"

Para fazer a massa, é preciso farinha de trigo, iogurte natural, gemas, margarina, fermento e uma pitada de sal. Para quem está preocupado em manter a forma, uma boa notícia. A receita fica leve e menos calórica se forem usados a margarina e o iogurte light.

O molho leva frango desfiado, tablete de caldo de galinha, cebola média picada, cheiro verde, extrato de tomate e amido de milho. Segundo Cida, no lugar do frango pode ser usado também camarão, bacalhau ou outro ingrediente da preferência de quem vai saborear o prato.

Cida diz que a receita rende de dez a 12 fatias. Tudo isso com um gasto estimado em R$ 15*. Para servir um número maior de pessoas, basta dobrar a quantidade de ingredientes (veja receita completa no box ao lado).

O molho

A preparação deve ser iniciada pelo molho. Primeiro, cozinhe o frango e reserve. Depois que estiver frio, desfie-o. Leve uma panela ao fogo com um fio de óleo, acrescente a cebola batida, o caldo e mexa.

Em seguida, coloque o frango desfiado, o extrato de tomate e mexa novamente. Vale despejar um pouco de água para o molho ficar mais apurado. Deixe cozinhar. Depois, dissolva o amido de milho em meio copo com água. Despeje aos poucos e mexa sem parar até engrossar. Apague o fogo e acrescente o cheiro verde. Deixe esfriar.

A massa

Para fazer a massa, peneire os ingredientes secos e misture-os. Acrescente os outros ingredientes e amasse bem até ficar uma mistura homogênea, que desgruda facilmente da mão.

O próximo passo é abril a massa numa superfície lisa e fria com um rolo. De acordo com Cida, quem não tiver em casa o material próprio, de polietileno, pode improvisar. "Uso um tubo de PVC." Ela afirma que os de madeira devem ser evitados, pois acumulam bactérias que podem contaminar os alimentos. "Nem colher de madeira deve ser usada."

Montagem

Com o molho e a massa prontos, é hora de montar a torta. Divida a massa em duas porções. Abra uma delas com o rolo e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de 30 centímetros de diâmetro. Recheie. A professora de culinária esclarece que o molho precisa estar frio. Quem quiser incrementar mais a receita pode adicionar catupiry, palmito ou requeijão em cima do molho. Abra a outra parte da massa e cubra o recheio.

Para que a torta fique além de gostosa, atraente, Cida recomenda decorá-la. "Guardo um pouco da massa para fazer umas flores. A decoração é a gosto". É importante, ao final, pincelar gemas a fim de que ao prato fique bem corado. "Se preferir, coloque queijo parmesão ralado por cima." Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar. Depois, é só servir.

Cida Gomes

Cida Gomes é professora de culinária há 23 anos. Aos 12, começou a se aventurar na cozinha da casa do avô, que sempre lhe pedia para fazer um bolo. "Ele foi meu maior incentivador para seguir este caminho. Preparava o bolo e ele comia com tanta satisfação que ficava alegre em poder fazer a iguaria para ele."

Com esta idade, participou também do primeiro curso de culinária e não parou mais. "Meu maior prazer é pilotar um fogão, principalmente se for a lenha."

O valor foi fornecido em abril de 2009.