Em busca de um lar para morar em Juiz de Fora


Procura por im?veis aumenta em m?dia 50%
70% dos clientes s?o estudantes

D?bora Sereno
05/02/04


Saiba os cuidados que voc? deve ter na hora de assinar o contrato de loca??o. Dicas do Procon

Ou?a! Ou?a! Ou?a!

Em busca de melhores oportunidades nos estudos, muitos jovens saem cedo de casa. Alguns optam pela mudan?a j? no segundo grau, quando come?am a se preparar para corrida do Vestibular, outros esperam a t?o sonhada vaga na universidade.

A verdade ? que, se por um lado a possibilidade de ficar longe dos pais agrada aos estudantes, na pr?tica a tarefa de encontrar um novo "lar" pode n?o ser t?o f?cil assim.

Mercado consolidado

H? vinte anos no ramo de im?veis, Washington Frade Pires, propriet?rio de uma imobili?ria, garante que todo ano ? a mesma coisa. "A procura por im?veis aumenta em m?dia 50%, na ?poca de janeiro e fevereiro, per?odo pr?ximo aos resultados dos vestibulares e in?cio das aulas". Washington calcula que 70% dos clientes que procuram a sua imobili?ria neste per?odo s?o estudantes.

E os n?meros n?o param por a?. A procura tamb?m vem crescendo em m?dia de 20% a 30%, em rela??o aos anos anteriores. Com mais de dez faculdades, Juiz de Fora atrai estudantes de toda a Zona da Mata mineira e outras cidades do pa?s. Ponto positivo para as imobili?rias e propriet?rios de im?veis. "O mercado de loca??o em Juiz de Fora, vem firmando-se cada vez mais com o aumento do n?mero de faculdades", acrescenta Washington.

Vanessa da Silva, secret?ria de outra imobili?ria da cidade, diz que para se adaptar a essa realidade, a empresa chega a fazer algumas concess?es. "N?s trabalhamos com cal??o - dep?sito do valor de tr?s alugu?is como garantia - e, em alguns casos, aceitamos fiador de outras cidades, j? que os estudantes t?m dificuldade em conseguir um de Juiz de Fora".

A ordem ? pesquisar

Ana Laura Buzinare vai deixar a casa dos pais, em S?o Jo?o Nepomuceno, e viver a experi?ncia de morar sozinha pela primeira vez. Mesmo sendo emancipada e capaz de cuidar de toda a parte burocr?tica sozinha, a estudante de 18 anos n?o dispensou a ajuda da m?e na hora de procurar pelo im?vel. "Tentei unir o ?til ao agrad?vel e, para isso, s? pesquisando. Visitei muitas imobili?rias". Os requisitos principais eram: seguran?a, pre?o e localiza??o. "Dei prefer?ncia a localiza??o porque, sem carro, ? legal ter um ponto de ?nibus perto que facilite o acesso ? universidade. Tamb?m procurei um pr?dio com porteiro, pensando na seguran?a".

A aus?ncia de porteiros ali?s, deixou a estudante de comunica??o, Fl?via Medeiros Cocate, (foto ao lado) preocupada. "Quando fui morar sozinha pela primeira vez, em Belo Horizonte, estava t?o feliz que n?o me preocupei com nada. Minha irm? resolveu tudo". Mas na hora da mudan?a para Juiz de Fora, Fl?via foi mais cautelosa.

Apesar da fam?lia ter um apartamento na cidade, ela pesquisou outros im?veis que pudessem atender melhor a sua expectativa "Acho importante ter porteiro e o nosso pr?dio n?o tem. Por isso, pesquisei muito uma outra possibilidade. Como n?o consegui aliar tudo que queria, optei pelo apartamento da fam?lia mesmo e coloquei grade em tudo". Outro cuidado importante para a estudante ? verificar se o pr?dio est? em boas condi?es. "Muitos apartamentos que olhei eram velhos e estavam cheios de problemas".

A estudante de fonoaudiologia,Emauelle Cabral Trindade, de 22 anos, j? tem alguma experi?ncia no assunto e sabe que a tarefa n?o ? f?cil. H? quatro anos morando em Juiz de Fora, ele j? se mudou tr?s vezes. E parece j? estar craque. "O principal ? mesmo pesquisar, tem que andar muito, visitar diversas imobili?rias, visitar os locais". Com esses depoimentos, as tr?s concordam: quem quer procurar um apartamento para morar, n?o pode ter pregui?a na hora de pesquisar o seu novo lar.

Eles sabem tudo

Na busca pelo melhor local vale tudo. Procurar em imobili?rias, pesquisar com os amigos e familiares, olhar quadros de aviso das universidades e classificados. Outra boa op??o que atrai muitos estudantes s?o os porteiros. Eles sabem de tudo que acontece nos pr?dios e conhecem a vizinhan?a.

O porteiro, Jos? Carlos Mangir (foto ao lado), conta que todos os dias ? abordado por algu?m na portaria do pr?dio procurando informa??o."? muito comum as pessoas pararem e perguntar se aqui tem apartamentos vagos".

E o colega e vizinho de trabalho, Wagner Vieira Dias (foto ao lado), garante que eles s?o uma boa fonte. "A gente fica aqui o dia inteiro, e acaba sabendo de tudo: pre?o do aluguel, condom?nio, contato e muitas vezes conhecemos o local melhor que o corretor". Jos? Carlos d? outra dica: visitar os apartamentos novamente depois de ir com o corretor. Sozinho, ? poss?vel sondar melhor a vizinhan?a e o pr?dio. "? bom fazer isso porque assim voc? conhece melhor o local".

Cuidados na hora de escolher o im?vel

Seguran?a
Como o estudante vai estar longe da fam?lia e, provavelmente, sozinho ou com amigos, ? importante verificar se a regi?o ? segura. D? prefer?ncia aos pr?dios com porteiros e alarmes. Eles podem n?o ser garantia total de serguran?a, mas evitam imprevistos. E, sem d?vida, deixam os pais muito mais tranq?ilos.

Localiza??o
Procure apartamentos pr?ximos ao centro da cidade e dos seus afazeres. Certifique-se de que existem pontos de ?nibus perto que garantam acesso f?cil a sua faculdade ou escola, supermercados, padarias. Essa dica vale principalmente para quem n?o tem carro. Voc? n?o vai querer perder uma hora para chegar na aula todo dia e muito menos carregar sacolas e mais sacolas de compras a p?.

Pre?o
N?o se esque?a de que al?m do aluguel, voc? ainda vai arcar com outras despesas como taxas de condom?nio, luz, telefone e na maioria das vezes com o IPTU. Certifique-se de que o contrato de loca??o especif?ca de quem s?o as responsabilidades com rela??o ao IPTU. E o principal, verifique o valor da taxa de condom?nio, ela costuma causar surpresas. Muitos pr?dios tem um aluguel barato, mas condom?nios caros.

Contratos
Em 2003, foram registradas 357 reclama?es sobre habita??o no Procon, e destas 125 dizem respeito a loca??o. O n?mero ? considerado relativamente baixo. Para o diretor do ?rg?o, Nilson Ferreira, e profissionais do ramo imobili?rio, isso acontece porque existe um lei espec?fica, Lei do Inquilinato, que regulamenta todo o processo. Mas n?o custa prestar aten??o e ler atentamente o contrato.

Leia Mais:

  • Cuidados que voc? precisa ter com o contrato
  • "Lar doce lar" dos estudantes forasteiros
  • "Liberdade antes que tardia" - Para quem sonha em morar sozinho, as hist?rias e as dicas de quem deixou a casa dos pais